Opinião

Os cidadãos e os documentos de identificação

Sabe-se que um número elevado de angolanos não tem Bilhete de Identidade nem tem registo de nascimento.

07/01/2021  Última atualização 08H00
Há infelizmente muitos cidadãos que não possuem qualquer documento de identificação, tendo o Estado, perante esta situação, tomado as medidas necessárias para que todos os angolanos possam tratar sem grandes dificuldades o Bilhete de Identidade ou o registo de nascimento. É inegável a importância do Bilhete de Identidade para qualquer cidadão nacional, pelo que importa que o Estado continue a incentivar os angolanos que ainda não possuem esse documento a tratá-lo nos serviços competentes do Estado.

 No passado, os cidadãos não iam aos serviços de identificação civil porque eram longas as filas e tinha - se de ir à madrugada a esses serviços para se conseguir um atendimento nas referidas instituições.  Hoje, é preciso que as pessoas saibam, o Estado faz questão de ir ao encontro dos cidadãos, simplificando os procedimentos ao nível do atendimento das pessoas que querem tratar o Bilhete de Identidade e do registo de nascimento.

 O que o Estado pretende é que não haja no pais nenhum angolano sem documento de identificação.  É uma boa notícia o facto de a campanha de massificação do registo de nascimento e de atribuição do Bilhete de Identidade estar a produzir bons resultados. Segundo o director nacional de Identificação, Registos e Notariado do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, "a campanha (de massificação) começou há um ano. Já temos um balanço muito bom. Temos quase dois milhões de angolanos já registados e 1 milhão 58 mil e 694 cidadãos que receberam bilhetes pela primeira vez". 

Que o trabalho de massificação continue e que o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos prossiga com o seu trabalho de simplificação e aproximação dos seus serviços junto das populações. Que daqui a poucos anos todos os angolanos estejam registados e tenham o Bilhete de Identidade. Todos os angolanos têm direito a documentos de identificação. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião