Política

País apresenta potenciais áreas para os negócios

O ministro da Agricultura e Pescas, Francisco de Assis, participou, ontem, em Lusaka, num simpósio empresarial de apresentação das potenciais áreas de negócios nos dois países, refere uma nota da Embaixada de Angola na Zâmbia.

12/03/2021  Última atualização 12H35
© Fotografia por: DR
O simpósio, decorrido no Centro de Convenções de Mulungushi, está enquadrada na visita de três dias que o ministro efectua desde quarta-feira à Zâmbia.
No encontro, Claudia Pedro, administradora da AIPEX (Agência de Investimento e Promoção das Exportações), deu a conhecer aos empresários zambianos as inovações constantes do regime jurídico angolano, visando facilitar o investimento privado.
Claudia Pedro enfatizou o facto de, na nova Lei de Investimento, ter sido, por exemplo, removida a questão do limite do valor do investimento, bem como a necessidade de um parceiro nacional para a viabilização do negócio.

"Os empresários zambianos podem acessar directamente ao Portal do Investidor e, a partir daí, iniciar o processo que inclui a concessão do visto do investidor, entre outros elementos, excluindo a necessidade de lidar, directamente, com as instituições ou ministério de tutela”, referiu.
Em conferência de imprensa, Francisco de Assis e a ministra das Pescas da Zâmbia, Nkandu Luo, sublinharam a importância da fortificação da parceria estratégica entre os dois países, como a alavanca para a dinamização das trocas comerciais.
Questionado sobre o volume de negócios entre Angola e a Zâmbia, o ministro angolano afirmou que é muito baixo e não justifica a condição de países vizinhos.

Logo após a sua chegada à Lusaka, Francisco de Assis assinou, com o homólogo zambiano, Michael Katambo, um Plano de Acção, com foco para o sector agrícola.
O documento foi elaborado por técnicos dos ministérios da Agricultura dos dois países, no âmbito da preparação da visita ministerial.  O propósito é dotar de sentido prático o Acordo Bilateral de Cooperação, assinado em 2018, aquando da visita oficial do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, à Zâmbia.

Com foco maior para o sector agrícola, a visita de Francisco de Assis à Zâmbia, que hoje termina, está a ser aproveitada para uma abordagem ao segmento de pesquisa de sementes e produção de cereais.
Para hoje, está reservada a realização de visitas à empresas ligadas ao sector, com destaque para a Zambeef, que actua no domínio da agropecuária e venda de carne, e à Zamseed, de direito zambiano mas com capital inglês, líder local no domínio da pesquisa de sementes híbridas.

O angolano Artur Miranda, com passagem pela Coca Cola/Angola, é o gestor da Zamseed. Na óptica do empresário, a empresa oferece um conjunto de soluções, sobretudo com impacto assegurado no seio dos pequenos produtores agrícolas.
"A nossa proposta para o mercado angolano, inclui a oferta de sementes, maior parte delas já testadas em solo angolano, garantindo colheitas significativas, com preços competitivos, além de um acompanhamento técnico ao pequeno camponês, elementos fundamentais para relançar a produção alimentar em Angola”, sublinhou.
O empresário Adérito Areias, ligado ao sector agrícola e pesqueiro, integra a delegação ministerial angolana. Disse que a Zâmbia é um mercado cujas características trazem várias respostas aos inúmeros desafios em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política