Economia

País pode voltar aos mercados

A emissão de títulos de dívida do Ghana nas próximas semanas será um teste para outros países da região regressarem aos mercados, considera a consultora Gemcorp Capital, que refere Angola como uma hipótese.

28/03/2021  Última atualização 10H49
Emissão de títulos de dívida do Ghana © Fotografia por: DR
"Uma procura forte pelos títulos do Ghana iria claramente demonstrar a estabilidade da região para continuar a ter acesso aos mercados financeiros internacionais e evitar a incerteza”, comentou o economista chefe da consultora financeira Gemcorp, Simon Quijano-Evans.
A medida está a ser encarada como um teste, já que surge depois de um conjunto de países terem aderido ao Enquadramento Comum para o tratamento da dívida além da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI), implicando perdas para os credores privados, e no seguimento da reabertura das economias africanas depois das medidas mais duras de confinamento.

Uma emissão bem sucedida seria um sinal para outros países de que os mercados ainda estão disponíveis para os países que enfrentaram, nos últimos meses, um aumento da dívida pública e uma redução das receitas, atirando-os para uma significativa crise económica e financeira.
O potencial para o Ghana angariar o financiamento máximo iria demonstrar que os emissores do continente estão numa posição favorável para continuar a pagar, pelo menos, parte das suas necessidades financeiras através da emissão de títulos de dívida soberana”. O dilema é que "muitos países precisam de alívio da dívida mas também de novos financiamentos”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia