Cultura

Paisagem rural do Namibe deve ser preservada

A província do Namibe é caracterizada, maioritariamente, por uma paisagem rural que, nos dias actuais, pela sua essência, constitui território fundamental para as práticas de conservação patrimonial, afirmou, em Moçâmedes, a vice-governadora do Namibe para o sector técnico e infra-estruturas, Ema Guimarães.

05/05/2021  Última atualização 05H00
Um ângulo da Igreja de Santo Adrião na cidade de Moçâmedes © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro | Namibe
Discursando na abertura do debate sobre o tema "Descubra-os”, inserido nas comemorações do 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a vice-governadora sublinhou que as  paisagens rurais apelam a factores como o envolvimento das comunidades e constituem uma oportunidade de sensibilização  da sociedade para a importância deste património.

"Através desta paisagem rural, podemos estabelecer laços mais fortes, rumo ao desenvolvimento sustentável, e criar políticas de preservação  à todos os níveis. Apelamos,  por isso,  à consciência do bem colectivo e à necessidade de transformarmos o melhor de nós, que é a nossa cultura, na nossa maior potencialidade”, disse.

A governante adiantou que só com recursos patrimoniais, com destaque para as edificações, sítios, lugares de memória, artes rupestres, parques naturais, fauna e flora usados de forma racional na sociedade contemporânea,  pode-se preservar a identidade local e a ligação às comunidades num mundo cada vez mais globalizado.

Ema Guimarães lembrou que a preservação do património deve ser encarada como um  projecto de cidadania, com a mobilização de todos os cidadãos, tendo apelado à participação pública num exercício diário de manutenção e divulgação do património. 

A província do Namibe é detentora de um  rico património cultural, herdado dos povos que habitaram a região ao longo dos tempos, representado por pinturas e gravuras rupestres, muitas das quais agrupadas em estações arqueológicas, furnas e sítios históricos. Da lista do património da província do Namibe destacam-se a Fortaleza de Kapangombe, Fortaleza de S. Fernando, Palácio do Governo, Igreja de Santo Adrião e  Pinturas de Tchitunduhulu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura