Mundo

Países bálticos expulsam quatro diplomatas russos

Os três países bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia, anunciaram, ontem, a expulsão de quatro diplomatas russos em sinal de solidariedade com a República Checa, em conflito diplomático com Moscovo devido a uma explosão em território checo em 2014.

24/04/2021  Última atualização 14H43
Três países bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia © Fotografia por: DR
O Ministério dos Negócios Estrangeiros lituano declarou que o país vai expulsar dois membros do pessoal da Embaixada da Rússia por solidariedade face a este incidente, enquanto a Letónia e a Estónia indicaram que cada um vai expulsar um diplomata russo.

A República Checa e a Rússia expulsaram reciprocamente 18 e 20 diplomatas, após Praga ter acusado Moscovo de organizar a sabotagem de um depósito de munições na República Checa em 2014 que provocou dois mortos, uma acusação que o Kremlin considerou "absurda”.
Na terça-feira, o ministro do Interior checo, Jan Hamacek, pediu aos parceiros da União Europeia e da OTAN para expulsarem diplomatas russos, numa manifestação de solidariedade com Praga no seu conflito com Moscovo.

O ministro letão dos Negócios Estrangeiros, Edgars Rinkevics, justificou a decisão ao indicar que o seu país "não tolerará actividades subversivas no território ou no dos parceiros e aliados”.
Na Estónia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou, por sua vez, que "a acção da Rússia viola o direito internacional, compromete a segurança e a estabilidade europeia e é inaceitável”.
A Eslováquia, que até 1993 constituiu com a República Checa um único país, a Checoslováquia, declarou, na quinta-feira, que iria expulsar três diplomatas russos em solidariedade com Praga.

Rússia responde
Com medida semelhante
A Rússia anunciou, ontem, que vai expulsar cinco diplomatas polacos do país em resposta à medida semelhante tomada na semana passada, por Varsóvia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo