Desporto

Palancas Negras em força para contrariar eliminação

Honorato Silva

Jornalista

De calculadora na mão, para contas quase impossíveis, os Palancas Negras recusam a sentença de afastamento antecipado da Taça de África da Nações em futebol, a ter lugar o próximo ano, nos Camarões, a julgar pela aposta do seleccionador, o português Pedro Gonçalves, em jogadores de clubes referenciados na Europa.

15/03/2021  Última atualização 16H37
Angola está na última posição do Grupo D com apenas um ponto dos nove possíveis © Fotografia por: Vigas da Purificação|Edições Novembro
Apesar da crueldade dos números, que colocam Angola na última posição do Grupo D, com apenas um ponto, atrás da Gâmbia e do Gabão, ambos com sete, bem como do Congo Democrático, seis, a equipa nacional almeja algo além da defesa da honra, nas duas últimas jornadas da corrida à grande cimeira continental.  

Inspirado pela imprevisibilidade do futebol, que aconselha ponderação no lançamento das projecções, independentemente da supremacia ou fraqueza do adversário, o combinado angolano encara os compromissos frente à Gâmbia, dia 25, em Banjul, e ao Gabão, dia 29, em Luanda, focado no pleno de vitórias, à espera que no encontro de contas o saldo permita desfilar entre os países apurados. 

De tão complexo, o apuramento dos Palancas Negras depende de uma combinação de factores. Além da obrigatoriedade de somar os seis pontos, com triunfos por margens capazes de anular o registo desfavorável na diferença de golos (quatro negativos), a Selecção Nacional terá de apelar aos deuses, santos e anjos da bola para os adversários tropeçarem.
 
Peso dos novos rostos
Carente de golos, que permitam sustentar as vitórias, pois em quatro jogos, 360 minutos, marcou apenas dois, um diante da Gâmbia, na estreia depois do ambiente conturbado vivido no CAN do Egipto, que culminou na saída do técnico sérvio Srdjan Vasiljevic, e outro na visita ao Gabão, na segunda ronda, a equipa nacional parece ganhar força do meio campo para frente.  

Da convocatória de 30 jogadores – alargamento a prevenir eventuais contrariedades de-correntes do contexto da pandemia da Covid-19, destaca-se a chamada dos médios Anderson da Cruz ( Rio Ave/Portugal) e Giovani Bamba (Lousanne/Suíça), dos avançados Hélder Costa (Leeds/Inglaterra), Jérèmie Bela (Birmingham/-Inglaterra) e Mbala Nzola (Spezia/Itália), quinteto que aporta qualidade ao grupo dos habituais integrantes das chamadas de Pedro Gonçalves.
Anderson e Giovani aumentam a competitividade no sector intermédio, normalmente dominado por Herenilson (1º de Agosto) e Show (Boavista/Portugal), com o suporte do experiente Freddy (Antalyaspor/Turquia), sem perder de vista Mário Balbúrdia (1º de Agosto), atleta em evidência no Girabola. No ataque, Hélder, Bela e Nzola, avançados com faro de golo, apresentam-se como opções a serem lançadas ao lado de Gelson Dala (Rio Ave), Geraldo (Ankaragucu/Turquia), Fábio Abreu (Al-Batin/-Arábia Saudita) e Ary Papel (Ismaily/Egipto).
 
É igualmente notada a ausência do "capitão” Mateus Galiano (Penafiel/II Liga de Portugal), 36 anos, numa lista com dez (10) atletas do Girabola, cinco (5) de Portugal, três (3) da Bélgica, dois (2) do Egipto, Inglaterra, Arábia Saudita e Turquia, um (1) do Chipre, Alemanha, Itália e Suíça. Petro de Luanda, quatro (4) convocados, 1º de Agosto, três (3) e Rio Ave, dois (2), são os clubes com maior representação. 

Foram chamados António Dominique (Petro de Luanda), Hugo Marques (Farense/Portugal), Ricardo Batista (Casa Pia/Portugal) e Beni (Recrea-tivo da Caála), guarda-redes, Anderson Lucoqui (Arminia Bielefeld/Alemanha), Bastos (Al Ain/Arábia Saudita), Diógenes (Petro de Luanda), Joaquim Balanga (Interclube), Jonathan Buatu (Sint-Truiden/Bélgica), José Matuwila (Petro de Luanda), Gaspar (Sagrada Esperança), Mukoni Lourenço (Club Brugge/Bélgica), Núrio Fortuna (Gent/Bélgica) e Paizo (1º de Agosto), defesas, Freddy, Anderson da Cruz, Giovani Bamba, Herenilson, Show, Mário Balbúrdia e Valdomiro Lameira (Nacional Bank/Egipto), médios, Fabio Abreu, Hélder Costa, Geraldo, Gelson Dala, Jérèmie Bela, Mbala Nzola, Benarfa (Bravos do Maquis), Ary Papel e Vá (Pafos/Chipre), avançados.  
 
Calculadora científica
As contas das possibilidades de apuramento dos Palancas Negras estão longe do simples exercício de adição e subtracção. No rigor da Matemática, cujo "Dia Mundial” foi celebrado ontem, e dos especialistas em Contabilidade, recomenda-se o recurso à má-quina científica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto