Mundo

Papa defende acesso universal à água potável

O Vaticano divulgou, ontem, uma mensagem, em nome do Papa Francisco, que defende o acesso universal à água potável e critica a mercantilização desse bem natural indispensável à sobrevivência.

23/03/2021  Última atualização 11H10
© Fotografia por: DR
O documento, assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, foi enviado às Nações Unidas (ONU) por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado ontem.   
"O Santo Padre recorda-nos que a água é um direito humano básico, fundamental e universal”, disse Parolin, citando um trecho da encíclica ambiental "Louvado seja”. Segundo a mensagem, é "urgente acabar,  de uma vez por todas”, com o "desperdício, a mercantilização e a contaminação” da água.

"É mais necessária do que nunca a colaboração entre os Estados, o sector público e privado, assim como a multiplicação de iniciativas por parte dos organismos inter-governamentais. É igualmente urgente uma cobertura jurídica vinculante, um apoio sistemático e eficaz para que a água potável, em quantidade e qualidade, chegue a todas as zonas do Planeta”, ressaltou.   
O Cardeal Pietro Parolin acrescentou  que o mundo tem uma "grave dívida social para com os pobres, que não têm acesso à água potável”.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo