Mundo

Papa ordena reduções nos subsídios dos cardeais

O Papa Francisco ordenou reduções nos salários dos cardeais, de modo a salvar os empregos de outros funcionários, anunciou, ontem, o Vaticano.

25/03/2021  Última atualização 08H16
Papa Francisco ordenou reduções nos salários © Fotografia por: DR
Francisco emitiu um decreto que introduz cortes proporcionais aos salários já a partir de 1 de Abril. Cardeais vão sofrer um corte de 10 por cento, enquanto outros chefes de departamento vão ver os salários reduzidos entre 3 e 8 por cento. Os funcionários com salários mais baixos não vão sofrer cortes.

A medida também se aplica a altos funcionários de outras basílicas papais, além da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Assim, os aumentos salariais previstos ficam suspensos até Março de 2023. Em causa estão as perdas relacionadas com a pandemia da Covid-19. Os museus do Vaticano, por exemplo, estão encerrados há quase 15 meses.A Santa Sé, o órgão administrativo central da Igreja Católica em todo o mundo, pode ter de usar 40 milhões de euros em reservas pelo segundo ano consecutivo. Ainda assim, o Papa Francisco sempre insistiu que não quer despedir pessoas.
Acredita-se que os cardeais que trabalham no Vaticano recebam entre 4.000 e 5.000 euros por mês.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo