Sociedade

Pároco exorta fiéis a viverem a Páscoa num clima de amor

O padre da paróquia de São João Baptista em Cacuaco, província de Luanda, exortou, na terça-feira, aos fiéis a festejarem a Páscoa num clima de amor, reconciliação, partilha, alegria e de harmonia, com vista a reconhecer os méritos de Deus no processo de salvação.

02/04/2021  Última atualização 09H41
Semana Santa começa no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus Cristo © Fotografia por: Edições Novembro
O sacerdote Marcelino César, que falava ao Jornal de Angola, no âmbito das comemorações da Semana Santa, considerou ser este o momento importante na vida dos cristãos católicos em que deve ser intensificada, cada vez mais, as orações em busca da presença de Deus, assim como de reconciliação, jejum, oração e a partilha entre irmãos com pouco que cada um tem.

"Quando um cristão partilha alguma coisa, com o seu próximo, não deve dar aquilo que sobra, que já não será útil, mas sim o que tem de mais valioso e puro para alegrar o coração do seu irmão”, disse Marcelino César.  
Disse que a Igreja Católica está a viver a Semana Santa, considerada como o momento em que inicia o Tríduo Pascal, no qual os católicos vivem, de forma intensa, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Apelou aos féis, nesse período, para a observação de alguns sinais de penitência, em que o respeito e veneração pela morte de Cristo, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne e, num espírito de fé, as pessoas que se sentem tocadas, associam os seus sofrimentos e tribulações à agonia que passou Cristo.

O padre Marcelino César pediu aos cristãos a não pactuarem com o mal, uma vez que Deus, o Pai Todo Poderoso, não gosta do mal, seja em pensamentos e acções, assim como as más práticas, sobretudo aos jovens que gostam de estar mergulhados em lutas de grupos, usando catanas e facas.
"Os jovens ultimamente têm exagerado no uso excessivo de bebidas alcoólicas, comprometendo, de certo modo, o seu futuro e mutilando, cada vez mais, a sociedade, no resgate dos valores morais e cívicos ", lamentou o pároco.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no Domingo de Páscoa.
O pároco explicou os diversos rituais que compõem a Semana Santa, como o Lava-pés, Eucaristia, Sábado Santo e outros, tendo realçado que todos eles não são encenações, mas sim gestos litúrgicos.


Período com júbilo e oração
Os fiéis da Paróquia de São João Baptista, em Cacuaco, comemoram a Semana Santa com muito júbilo e orações, conforme constatou o Jornal de Angola.  
Agnelo Inácio, cristão católico, considera a Semana Santa muito importante, por ser o período em que os cristãos vivem intensamente com júbilo, oração, via-sacra e participam activamente naquilo que foi o sofrimento de Jesus Cristo na cruz do calvário.

"Um cristão nessa época deve pautar por uma boa conduta, vivendo momento muito ligado a Cristo, com oração, meditação das escrituras sagradas, jejum e não comer carne para não atrapalhar no seu trabalho de oração”, disse.
Já Américo José Manuel Alberto referiu que é na Semana Santa que Jesus Cristo foi pregado na cruz, por isso o povo deve celebrar este momento com calma, união e não comer, nem beber, de uma forma exagerada, porque este não é o foco da Páscoa.

 Justa Tchicumbo disse que o período da Páscoa simboliza os três dias em que Jesus Cristo entra em sofrimento até à sua ressurreição. Lembrou que na Semana Santa existe a quinta-feira, sexta-feira e o sábado santo.
Reconheceu que, nesta época, os cristãos devem viver com muita humildade e saber que todo ser humano é pecador. Logo deve estar em sintonia com Deus e viver a ressurreição de Jesus Cristo, de uma forma santa.
Maiomona Artur | Cacuaco

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade