Política

Parque de Ciência e Tecnologia vai estimular e reforçar parcerias

Manuela Mateus

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, disse, ontem, na capital, esperar que o futuro Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda seja bem aproveitado para o reforço da parceria entre a academia e o sector empresarial.

21/05/2021  Última atualização 09H45
Carolina Cerqueira quer parcerias entre instituições de investigação científica e empresas © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro
Carolina Cerqueira, que discursava na cerimónia de abertura do VII fórum da Associação das Instituições do Ensino Superior Privadas Angolanas (AIESP), a decorrer, até hoje, na Universidade Jean Piaget, deu ênfase ao facto de o fortalecimento de parcerias entre as universidades, as instituições de investigação científica e as empresas desenvolver a capacidade de inovação.

A ministra de Estado para a Área Social realçou a importância da contribuição das universidades para o desenvolvimento sustentável, "face ao sério compromisso do Executivo angolano com a aceleração do alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

No seu entender, as empresas podem conduzir e reorientar a investigação e desenvolvimento para novas tecnologias e patentes dos seus produtos, ser uma fonte garantida de actualização do conhecimento e de transferência de tecnologia e ter maiores vantagens no recrutamento de graduados.

Carolina Cerqueira lembrou que, na relação entre as universidades e as empresas, o Executivo é o maior aliado, por ter a responsabilidade de criar diplomas legais e incentivos que visam o fortalecimento da relação, que, na sua opinião, "é crucial para o ecossistema de inovação do país, neste mundo cada vez mais competitivo”.
Sobre o fórum, que é realizado sob o lema "Do conhecimento para a vida e para o desenvolvimento, tudo aquilo que se aprende academicamente é para pôr ao serviço da sociedade”, a ministra de Estado disse ser um evento de "extrema importância”, por abordar o tema sobre parcerias entre universidades e empresas, procurando contribuir para uma transformação na academia.

Carolina Cerqueira acrescentou que o fórum traz à discussão uma "questão estruturante”, que é a dinamização das parcerias entre universidades e empresas, sendo este um desafio dentro da aposta no desenvolvimento do país.
A ministra de Estado para a Área Social disse ser uma certeza que a parceria entre as universidades e as empresas reforça a mobilização de esforços para a redução das "várias formas de pobreza” e o combate às desigualdades, garantindo que "ninguém seja deixado para trás”.
A governante reconheceu que o relacionamento entre a academia e a indústria é um factor de crescimento da economia, uma fonte de novos produtos e novas empresas e, também, de um importante fluxo de conhecimento para empresas já existentes.

"A aproximação entre as universidades e o mundo empresarial tem de trazer para a sociedade resultados que se traduzam na melhor oferta de técnicos superiores para o mercado de trabalho, de acordo com as reais necessidades do país”, acentuou Carolina Cerqueira.

A ministra de Estado para a Área Social afirmou que, quanto mais se aumentar o investimento no ensino superior, "maior retorno teremos no crescimento económico do país”.
Na sua opinião, o crescimento económico do país vai ter maior retorno se, através da investigação científica, as universidades acrescerem valor para as comunidades onde estão inseridas e para as comunidades vizinhas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política