Sociedade

Participação do pai na vida dos filhos promove auto-estima na criança

Alexa Sonhi

Jornalista

A participação efectiva do pai na vida de um filho promove a segurança, autoestima, independência, estabilidade emocional e contribui para que a criança tenha um bom rendimento escolar. A afirmação foi feita ontem, em Luanda, pela ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

20/03/2021  Última atualização 09H06
Ministra Faustina Alves destaca o papel das famílias e cada membro deve sentir-se responsável © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
Ao discursar no acto alusivo ao Dia do Pai, realizado na Escola Superior de Guerra, Faustina Alves, disse que quando o pai se tornar ausente na vida dos filhos, em regra, gera insegurança e, muitas vezes, faz com que as crianças se tornem agressivas.

De acordo com a governante, cada membro da família deve ser responsável nos seus deveres sobre a educação e criação de condições para o pleno desenvolvimento dos filhos, que, por si só, é tarefa natural dos pais, porque a institucionalização na cadeia de protecção  da criança deve ser sempre o último recurso.

Reconheceu que o verdadeiro lugar da criança é no seio familiar, composta por pai e mãe. Sublinhou que o Dia do Pai em Angola tem sido assinalado de forma institucional, desde 2009, para chamar atenção sobre o papel natural que esta importante figura tem no equilíbrio, no processo de socialização e na formação da personalidade dos filhos.

Para a ministra, apesar dos esforços do Executivo em criar políticas que visam proteger as crianças, ainda assim, todos os dias são registados denúncias com detalhes sórdidos cometidos por adultos que são familiares directos destas menores.

Por isso, apelou a participação das instituições públicas, privadas, organizações da sociedade civil, escolas e igrejas no engajamento para uma paternidade responsável, tendo solicitado uma maior reflexão sobre o verdadeiro papel da família e a importância da presença do pai na educação dos filhos.

O acto, que contou com a presença de oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA), foi registado com uma peça teatral e música sobre os cuidados que um pai deve ter para com os filhos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade