Mundo

Partido de Bédié participa nas legislativas de Março

O antigo Presidente e líder da oposição da Côte d’Ivoire Henri Konan Bédié pediu, ontem, uma votação “massiva” nas eleições legislativas de 6 de Março. “O Presidente Gbagbo e eu convocamos solenemente” todos os ivoirienses amantes da fraternidade e da democracia a participarem nas eleições legislativas, macivamente”, disse Bédié numa mensagem lida à imprensa, em sua casa, em Abidjan, e citada pela agência France Press.

28/02/2021  Última atualização 14H40
Antigo Presidente ivoiriense faz aliança com o partido de Gbagbo para vencer no Parlamento © Fotografia por: DR
Os partidos de Bédié e Gbagbo anunciaram a formação de uma aliança numa tentativa de assumir o controlo do Parlamento do país.
Laurent Gbagbo vive exilado em Bruxelas desde que foi libertado da prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) em 2019. O regresso à Côte d’Ivoire foi anunciado em Dezembro, e posteriormente adiado.
Bédié e Gbagbo não reconheceram a reeleição do Presidente Alassane Ouattara, em Outubro de 2020, para um terceiro mandato, mas decidiram participar nas eleições legislativas.

A violência relacionada com a eleição presidencial, boicotada pela oposição, que havia apelado à "desobediência civil”, provocou 87 mortos e quase 500 feridos. No entanto, após um diálogo entre Bédié e Ouattara, gestos de apaziguamento por parte do Governo, incluindo a libertação condicional de vários dos seus líderes que tinham sido detidos, os líderes da oposição decidiram participar nas eleições legislativas.

Os seus partidos, o Partido Democrático da Côte d'Ivoire (PDCI), de Bédié, e a Frente Popular Ivoiriense (FPI), de Gbagbo, formaram uma aliança em preparação para as eleições. A sua participação, a primeira em dez anos para o FPI pró-Gbagbo, "traduz principalmente, antes da história, a nossa recusa categórica da violação flagrante da Constituição e do que se segue”, disse Bédié. "Devemos, portanto, obter a maioria na Assembleia Nacional para evitar a consolidação do poder absoluto no nosso país, reconciliar os ivoirienses com o retorno dos exilados, a libertação de todos os presos políticos e militares e o estabelecimento de diálogo a todos os níveis da nação”, sublinhou.

  O reaparecimento de Abdallah Toikeusse

O ex-ministro e um dos principais líderes da oposição na Côte d’Ivoire, Abdallah Mabri Toikeusse, reapareceu, ontem, após dois meses de afastamento, que muitos julgavam estar relacionado com as acusações de "conspiração contra a autoridade do Estado”, feitas contra ele em finais do ano passado.
Segundo a AFP, o ex-ministro e líder de um pequeno partido, a União para a Democracia e a Paz na Côte d'Ivoire está sob investigação desde 6 de Novembro, juntamente com outras figuras da oposição que criaram um movimento de desobediência civil antes das eleições presidenciais de Outubro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo