Mundo

Pelo menos 40 mortos e 60 feridos em confrontos tribais no Darfur

Pelo menos 40 pessoas morreram e 60 ficaram feridas nos confrontos tribais que irromperam durante o fim de semana entre árabes e não árabes no Darfur, região ocidental do Sudão, indicou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU).

05/04/2021  Última atualização 19H54
Sudão está num caminho frágil para a democracia após uma revolta popular © Fotografia por: DR

A violência opôs os Rizeigat árabes e as tribos Masalit em Genena, a capital provincial da província ocidental de Darfur, depois de homens armados não identificados terem matado a tiro, no sábado, duas pessoas dos Masalit, segundo o Escritório da ONU para Coordenação de Assistência Humanitária (OCHA).

De acordo com o mesmo organismo, duas outras pessoas dos Masalit foram feridas nesse tiroteio, cujas circunstâncias não são claras. Desde então, as duas tribos envolveram-se em confrontos e os tiros ainda podiam ser ouvidos em Genena, no final do dia de hoje.

Adam Regal, porta-voz de uma organização local que ajuda a gerir campos de refugiados em Darfur, disse que um projéctil atingiu hoje um campo para pessoas deslocadas em Genena, causando um incêndio que atingiu várias casas. "A situação é muito difícil e grave", disse o responsável.

O comité de médicos sudaneses no Darfur Ocidental disse que homens armados também abriram fogo sobre uma ambulância no domingo, ferindo três profissionais de saúde. A ONU indicou que todas as actividades humanitárias foram suspensas à medida que as estradas em redor da parte sul de Genena foram bloqueadas.

Um número desconhecido de pessoas fugiu das suas casas nos bairros de Hay al-Jabal e al-Jamarik em Genena e refugiou-se em mesquitas e edifícios públicos próximos, acrescentou a agência das Nações Unidas.

O governador do Darfur Ocidental, Mohammed Abdalla al-Duma, afirmou, numa declaração, que os funcionários estavam a tomar "medidas desnecessárias", sem dar mais pormenores.

O responsável exortou os residentes em Genena para que se mantenham e a permanecerem em casa até que as forças de segurança contenham a situação. Os confrontos colocaram um desafio aos esforços do governo de transição do Sudão para pôr fim a rebeliões que duraram décadas em áreas como o Darfur.

No início deste ano, a violência tribal nas províncias de Darfur Ocidental e do Darfur do Sul matou cerca de 470 pessoas. Também obrigou mais 120.000 pessoas a deslocar-se, na sua maioria mulheres e crianças, incluindo pelo menos 4.300 que atravessaram para o vizinho Chade, de acordo com a ONU.

O Sudão está num caminho frágil para a democracia após uma revolta popular que levou os militares a derrubar o Presidente autocrático de longa data, Omar al-Bashir, em Abril de 2019. O país é governado desde então por um governo composto por militares e civis.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo