Cultura

Pepetela distinguido no Rio de Janeiro

O escritor Artur Pestana “Pepetela” foi distinguido, pelo Conselho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), com o título Doutor Honoris Causa.

24/05/2021  Última atualização 06H45
Escritor recebe título de Doutor Honoris Causa no Brasil © Fotografia por: Edições Novembro
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atribuiu o título por unanimidade e aclamação, destaca a sua trajectória nos mais de 50 anos ao serviço da literatura e da intelectualidade angolana, pela sua dedicação à promoção da língua portuguesa pelo mundo, bem como pelo facto de ser um dos escritores angolanos mais estudados no Brasil e no mundo.

A propósito da distinção, a Academia Angolana de Letras (AAL) considera "justíssima” a atribuição do título pela instituição universitária brasileira, que destacou a sua qualidade literária e humana, lembrando ainda que a sua obra joga luz sobre a história contemporânea de Angola.
A AAL congratula-se com a atribuição de mais esta distinção, notando que o conjunto da sua obra valeu o reconhecimento nacional e internacional, com a conquista de diversos prémios literários. A AAL augura que este título seja uma porta que se abre à valorização, cada vez maior, da Intelectualidade angolana.

Pepetela  nasceu em Benguela, em 1941. Licenciou-se em Sociologia, em Argel, durante o exílio.  Prémio Camões 1997, tem publicados entre, outros, os livros "As Aventuras de Ngunga” (1973), "Muana Puo” (1978), "Ma-yombe” (1980), "O Cão e os Caluandas” (1985), "Yaka” (1985), "Lueji” (1989), "Geração da Utopia” (1992), "O Desejo de Kianda” (1995), "Parábola do Cágado Velho” (1997), "A Gloriosa Família” (1997), "A Montanha da Água Lilás” (2000) e "Jaime Bunda, Agente Secreto” (2001).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura