Economia

Perdas no cultivo de cenoura sobem preços

Uma flagrante escassez de cenoura assola o mercado de Luanda, agravando os preços, depois de chuvas torrenciais de há quatro meses terem destruído plantações inteiras nesta e em outras províncias angolanas, de acordo com produtores contactados, ontem, pelo Jornal de Angola.

13/04/2021  Última atualização 08H44
Chuvas destruíram plantações gerando escassez de cenoura © Fotografia por: DR
João Macedo, gestor da Novagrolíder, um dos mais importantes grupos produtores do país, revelou à nossa reportagem perdas totais numa plantação de 40 hectares logo após a sementeira, há quatro meses, que é o tempo que separa essa época da colheita.

A Novagrolíder, de acordo com João Macedo, é um dos principais fornecedores do mercado em Luanda, onde também vende a cadeias de supermercados implantadas em todo o país, como a Shoprite, onde a oferta do hortícola se tornou escassa.

Tentativas da Novagrolíder importar cenoura da África do Sul e de Portugal também esbarraram com a escassez naqueles mercados, numa associação que conduziu a uma elevação dos preços em Luanda, onde, na precariedade das medidas de venda, os 500 kwanzas que há três meses compravam oito cenouras, valem, hoje, para apenas duas.
Contactado, o Ministério da Agricultura e Pesca prometeu um pronunciamento mais detalhado sobre o assunto.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia