Mundo

Pessoas fogem do país devido à violência na República Centro Africana

A violência eleitoral na República Centro Africana (RCA) obrigou mais de 30 mil pessoas a fugirem para os países vizinhos e gerou dezenas de milhares de deslocados internamente, revelaram, sábado, as Nações Unidas.

09/01/2021  Última atualização 21H29
Desde Dezembro, a violência pós-eleitoral não pára na RCA © Fotografia por: DR
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) manifestou "a sua profunda preocupação com a violência e insegurança no contexto das eleições presidenciais e parlamentares de 27 de Dezembro” na República Centro Africana, disse o porta-voz do ACNUR, Boris Sheshirkov, segundo a AFP.

Cerca de 185 mil pessoas fugiram para o mato e para a floresta desde 15 de Dezembro, principalmente como medida preventiva. Muitos regressaram desde então às suas casas, mas as Nações Unidas estimam que cerca de 62 mil ainda estão deslocados.

A violência eleitoral também obrigou mais de 30 mil pessoas a fugirem para os Camarões, Chade, República Democrática do Congo (RDC) e Congo. Quase 24.200 atravessaram o rio Oubangui, onde o ACNUR intensificou a sua presença, para chegar às províncias de Bas-Uélé e North Ubangui na República Democrática do Congo.

Pelo menos 15 mil chegaram à aldeia de Ndu, na sequência de ataques nas cidades centro africanas de Damara e Bangassou nos dias 2 e 3 de Janeiro, segundo a mesma fonte. O ACNUR expressou preocupação com as notícias de violações dos direitos humanos na República Centro Africana e apelou aos países vizinhos para que continuem a conceder acesso às pessoas que procuram segurança.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo