Desporto

Petro estreia amanhã sem o MVP Aboubakar

Juscelino da Silva

Jornalista

A equipa sénior masculina do Petro de Luanda, privada dos préstimos do extremo-poste Aboubakar Gakou, eleito melhor jogador, MVP, do último campeonato nacional, estreia amanhã, às 14h30, diante do AS Police do Mali, na I edição da Basketball África League (BAL), cuja competição decorre desde ontem, até 30 do corrente, no Pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.

17/05/2021  Última atualização 05H55
Lesão deixou o poste em Luanda e facilitou a permanência de Aldemiro João no leque dos 12 © Fotografia por: DR
A ausência de Gakou, por lesão, permitiu ao poste Aldemiro João "Vander” manter-se entre os 12 eleitos do técnico tricolor José Neto.
O jogo, referente à primeira jornada do Grupo B, é aguardado com enorme expectativa por ser o inaugural e permitir aferir o estado competitivo da equipa.

Ainda assim, os campeões nacionais são favoritos diante do conjunto às ordens do maliano Boubacar Kanouté. Neto e pupilos estão cientes das dificuldades que podem ter pela frente, sobretudo pelos níveis de crescimento evidenciados pela formação maliana.

No seio dos petrolíferos o moral é alto e reina a confiança num bom resultado. Aliás, a vitória (60-54) alcançada na sexta-feira, no jogo -treino diante do Patriots do Rwanda, eleva os níveis de confiança do grupo. Sequer a derrota (76-78), ante o Zamalek do Egipto, no segundo teste, permite desviar o foco dos atletas.

  Para esta operação, José Neto e Aníbal Moreira, primeiro adjunto, depositam total confiança à equipa cujo destaque, neste momento, recaí  para o poste inglês Ryan Rychards, melhor marcador nas duas partidas de preparação.

O técnico pode lançar para o jogo um "cinco” inicial que não deverá fugir muito do utilizado nos jogos amistosos. Assim sendo, devem alinhar  Antwan Scott (base), Carlos Morais (extremo-base), Gerson "Lukeny” Gonçalves (extremo), Leonel Paulo (extremo-poste) e Ryan Rychards (poste).
No banco vão se sentar os bases Gerson Domingos e Childe Dundão, extremos José António e Olímpio Cipriano, e os postes Valdelício Joaquim "Wander”, Jone Pedro e Aldemiro João.

O ritmo competitivo adquirido pelos jogadores durante a época desportiva agrada a equipa técnica.
Os tricolores do Eixo Viário fizeram toda a preparação em Luanda e aproveitaram as duas semanas, em Kigali, para limar as últimas arestas.
Na última sessão de treino, realizada ontem, no seu quartel-general, o timoneiro trabalhou aspectos defensivos e ofensivos, ensaiou as transições defesa-ataque, bem como a pressão ao homem com bola.


  Técnico José Neto está optimista

José Neto assegurou ter a equipa preparada para o jogo e espera que os jogadores coloquem em prática os pormenores trabalhados exaustivamente. O treinador assume um discurso de vitória, apesar de mostrar algumas cautelas em relação ao adversário.

"O nosso trabalho foi bem feito quer aqui como em Angola, agora só nos resta aguardar pela hora do jogo. Sabemos que vai ser um torneio bastante competitivo, com muito boas equipas, que se reforçaram muito em vários sectores, mas queremos chegar o mais longe possível. Este é o nosso objectivo", disse.

Para o mesmo grupo, a equipa do FAP dos Camarões mede forças com AS Salé do Marrocos, às 18h00, igualmente no Arena de Kigali.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto