Desporto

Petro pode confirmar hoje quartos-de-final

Juncelino Silva

Jornalista

A equipa do Petro de Luanda pode, hoje, em caso de vitória diante da formação do FAP dos Camarões, orientado pelo seu antigo treinador, Lazare Adingono, garantir o apuramento para os quartos-de-final da Basketball Africa League.

20/05/2021  Última atualização 11H35
As duas formações defrontam-se às 14h00, no Pavilhão  Arena de Kigali, em desafio referente à segunda jornada do grupo B da maior competição de clubes africanos.
A partida é aguardada  com enorme expectativa pelos tricolores, sobretudo em virtude de marcar o reencontro da equipa com o antigo treinador. Os campeões nacionais sabem da importância do jogo de hoje, cujo resultado favorável é determinante para o acesso à fase seguinte da competição.
Contribui para alimentar o optimismo dos tricolores o triunfo alcançado na ronda inaugural, ante a equipa da AS Police, por 84-66. A vitória ajudou a elevar o moral dos jogadores, que prometem tudo fazer para conquistar o segundo triunfo consecutivo.

José Neto espera que os atletas entrem para o jogo diante do FAP com a mesma força colectiva e maior  determinação, de  forma a assumirem o controlo do jogo e o domínio territorial da contenda.
O timoneiro dos petrolíferos pode, neste jogo, voltar a contar com os préstimos do "capitão” Leonel Paulo, totalmente recuperado de uma luxação na coxa esquerda, que o deixou fora das quadras durante duas semanas.
José Neto, campeão angolano, vai ter pela frente um adversário cujo técnico conhece  mais de 90 por cento do seu plantel e, inclusive, promoveu algumas das principais referências para a equipa principal.

Este jogo pode ajudar a confirmar até que ponto o facto de Lazare Adingono conhecer perfeitamente a equipa do Petro pode influenciar na história do jogo e no resultado.
José Neto pode sair com este cinco diante da turma de Adingono:   Gerson Domingos (base), Carlos Morais e Gerson "Lúkeny” Gonçalves (extremo-base), Leonel Paulo (extremo-poste)  e Valdelício Joaquim (poste).
As duas formações vêm de resultados diferentes. Na primeira jornada, o Petro venceu o AS Police, por (84-66), ao passo que o FAP perdeu, 87-84, com o AS Salé do Marrocos.

  José Neto: "Queremos estar na outra fase”

O técnico principal do Petro de Luanda, José Neto, garante que a equipa vai fazer tudo  para hoje vencer o FAP dos Camarões e carimbar o "passaporte” de acesso aos quartos- de-final da BAL.
O timoneiro brasileiro ao serviço dos tricolores reconhece que vai enfrentar uma equipa do FAP "muito bem orientada” por Lazare Adingono, combativa e aguerrida, e joga muito no contacto físico.
"Queremos estar na outra fase e tudo faremos para conseguir alcançar este objectivo. Sabemos que o FAP joga muito no físico, mas a nossa equipa está preparada”, disse.
José Neto reiterou a satisfação pela vitória na estreia da prova, deixando expressa a disposição do grupo em repetir o feito.
O treinador aplaude a  entrega dos jogadores, a garra e a determinação demonstrada no primeiro jogo, apesar de reconhecer que precisam melhorar na defesa.
 
Carlos Morais afasta pressão
O extremo-base do Petro de Luanda, Carlos Morais, assegura não haver qualquer pressão sobre o grupo. A obrigação da equipa vencer o jogo para justificar o favoritismo, segundo ainda Carlos Morais, não deve constituir motivo para pressionar o grupo.
Apesar de defrontarem a equipa do antigo treinador, o extremo-base  garante não existir  pressão nenhuma no seio dos jogadores, pois vão realizar apenas mais um jogo.
Quanto à sua prestação na partida diante da equipa do Mali, o atleta disse que são fases do jogo e, nesta altura, vale mais o colectivo do que o individualismo.
O Internacional angolano, de 35 anos,  garantiu que o facto de o Petro estar a representar o país na prova continental aumenta as responsabilidades.
"Fizemos um bom jogo e valeram mais os dois pontos que a exibição. Vamos entrar melhor no jogo de amanhã (hoje), porque vai ser de muito físico. Mas, vamos dar o nosso melhor”, garantiu.

Juscelino da Silva| Kigali


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto