Política

PGR está a investigar 29 processos de corrupção no Huambo

Victória Quintas / Huambo

Jornalista

A Procuradoria-Geral da República (PGR) no Huambo tem, em fase de instrução e inquérito, 29 processos relacionados com actos de corrupção, peculato e crimes conexos, envolvendo actuais e antigos gestores públicos, informou, ontem, o sub-procurador-geral da República titular da província, José Maria Gustavo.

19/05/2021  Última atualização 10H00
Novos magistrados foram apresentados às autoridades locais © Fotografia por: Joaquim Armando | Edições Novembro
O magistrado do Ministério Público falava na cerimónia  de apresentação de oito novos procuradores da República, designados para o Huambo. Segundo José Maria Gustavo, quatro processos já foram remetidos ao tribunal, onde serão julgados em breve. A PGR, disse, está a trabalhar no "controlo e fiscalização do cumprimento das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios”.

O magistrado disse que a PGR na província do Huambo tem o controlo da população penal, estimada em 1178 reclusos, entre homens e mulheres, condenados e detidos. O estabelecimento prisional do Cambioté, referiu, tem capacidade para 820 reclusos, número que indica excesso de população prisional. "Foi possível, nos últimos dias, reduzir alguns casos considerados como excesso de prisão preventiva, pois, durante a Semana da Legalidade, foram soltos 83 reclusos. Estão em análise alguns processos relativos aos demais reclusos que possam estar nesta situação", disse. 

Os oito novos magistrados do Ministério Público, no-meados por despacho do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, em Abril, foram, ontem, apresentados às autoridades da província do Huambo, em acto testemunhado pela governadora da província, Lotti Nolika. Na ocasião, José Maria Gustavo realçou que a província do Huambo passa a contar com 28 magistrados do Ministério Público, facto que permitirá uma maior dinâmica aos serviços da PGR, sobretudo no combate à corrupção.A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, manifestou satisfação pelo novos magistrados, assegurando que "a população passa a estar melhor servida” no que respeita à realização da justiça.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política