Economia

PIIM gera 3.197 empregos e já tem incluídoS 18 projectos no Bié

João Constantino | Cuito

Jornalista

Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) gerou, na província do Bié, 3.197 postos de trabalho directos e indirectos, segundo o governador provincial, Pereira Alfredo.

27/02/2021  Última atualização 11H18
© Fotografia por: DR
Sublinhou que o PIIM  registou, até à data, um total de 18 projectos e acções já concluídas dentre as quais cinco escolas, que absorvem mais de 5.600 alunos, uma praça pública, aquisição de três ambulâncias, kits de saneamento básico, melhorando a limpeza das sedes municipais e comunais do Andulo, Chitembo, Catabola, Camacupa, Nharea e Cuemba.

As obras em curso do PIIM registam um avanço substancial com 133 projectos locais em curso, todos a um nível de execução de 70 por cento da carteira de projectos. Conforme o governador, a recuperação das vias de acesso ronda os 700 quilómetros de terraplanagem efectuados. Outros projectos, como a asfaltagem de estradas nas sedes municipais, a construção de 50 escolas, unidades sanitárias, estão em bom ritmo.

O governador Pereira Alfredo apresentou estes dados durante a abertura da segunda reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira no Cuito. "O PIIM  referente ao período de 20 de Janeiro a 20 de Fevereiro de 2021, que comporta uma carteira de 185 projectos e acções. Destas, 133 encontram-se em execução, que correspondem a 78 por cento, sendo 102 projectos de investimentos públicos e 31 acções no âmbito das despesas de apoio ao desenvolvimento, com uma execução física global que corresponde a 38 por centos”, afirmou.

No domínio das estradas, estão em curso 790 quilómetros, dos quais 213 já estão executados, o que corresponde a 30  por cento, o que permite hoje uma melhor circulação entre os municípios e as comunas.
Durante a sua intervenção, o governador do Bié fez ainda referência do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) que conseguiu executar despesas na ordem de mais de 90 por cento no ano transacto, com uma safra positiva, com destaque para a integração dos ex-militares à actividade produtiva, o apoio às famílias mais vulneráveis e no apoio à produção.


Combate à fome teve mais de dois mil milhões

O relatório deste programa (PIDLCP) referente ao ano de 2020 mostra que teve um orçamento fixado em mais de dois mil milhões de kwanzas, distribuídos por 11 programas, dos quais se destacam o fomento da agricultura, pecuária, pescas, cuidados primários de saúde, merenda escolar e construção e reabilitação de infraestruturas entre outras, num universo de 431 acções.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia