Economia

Plano é apresentado ao público este mês

O Ministério da Indústria e Comércio vai proceder, a partir do dia 30 deste mês, à apresentação pública das contribuições recolhidas sobre a estratégia do processo de industrialização do país.

24/03/2021  Última atualização 08H20
Executivo trabalha no processo de industrialização do país © Fotografia por: Kindala Manuel| Edições Novembro
A informação foi prestada pelo titular da pasta, Victor Fernandes, na abertura do fórum indústria, realizado, recentemente, em Luanda, numa iniciativa do Jornal Ex-pansão, e que teve como tema "Industrialização do país, o desafio da próxima década”.
O ministro disse que a Proposta do Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola no horizonte 2025 está sob análise dos industriais desde Agosto de 2020 e vai até ao dia 30 deste mês, altura em que será debatido em acto público.

Victor Fernandes afirmou que o Executivo continua a trabalhar no processo de in-dustrialização, criando bases para desenvolver a produção dos bens da cesta bási-ca, mediante a potenciali-
zação de micro e pequenas indústrias.
De acordo com o ministro, o seu pelouro assume em dar passos significativos para o fomento de grandes indústrias de diferentes sectores, com maior capacidade de gerar empregos e riqueza.
"O financiamento aos projectos industriais continua a ser um dos grandes desafios ao desenvolvimento da actividade industrial”, disse.


Indústria inovadora

Por seu turno, o director-geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola (IDIA), Dário Camati, disse que a visão do Governo está centrada numa indústria moderna, inovadora, competitiva e sustentável, para que em 2025 o país possa elevar o PIB industrial até 9 por cento, apesar de terem sido projectadas antes da Pandemia, "mas vamos nos adaptando”, disse o responsável.

Dário Camati acresceu que há projectos a curto e médio prazos.
"Vamos trabalhar no sentido de incentivar as indústrias a trabalharem com os 25 produtos que estão na lista do PRODESI, reconhecemos que os seguimentos da indústria petroquímica, dos seus derivados, assim como dos recursos minerais e pedras ornamentais, carecem de aperfeiçoamento no sentido de serem alavancadas”, justificou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia