Mundo

Por que o Brasil é hoje o pior país do mundo na pandemia?

No Brasil, o número de casos e de óbitos por Covid-19 disparam. A média móvel aumenta. As vagas hospitalares apertam.

16/04/2021  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR
O país é visto pela Organização Mundial de Saúde como celeiro de novas variantes. E a vacinação atrasa ou falha. De quem é a culpa? Depois de se recusar a comprar vacinas, além de criticá-las, de promover tratamentos ineficazes e de rejeitar isolamento e máscaras, os especialistas apontam o dedo ao Presidente Jair Bolsonaro, cujo Governo vai começar a responder politicamente pela tragédia em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por omissão no combate à doença.

"Quando você vê as medidas adoptadas pelo Governo (...) é pouco provável que essa CPI não chegue a uma conclusão final de punir os culpados. Não é aceitável ter uma CPI e ninguém ser punido com esse número absurdo de mortes”, disse Dráuzio Varella, médico, cientista e escritor, em entrevista à televisão Globonews.

Sobre a culpa de Bolsonaro, perguntou "o que esperar de um Presidente que fez aglomerações de pessoas, tirou um ministro da Saúde (Luiz Henrique Mandetta), colocou outro, que ficou um mês (Nelson Teich), e depois pôs um general (Eduardo Pazuello)?”.
"Para enfrentar o medo de contrair o vírus, repetiu à exaustão que não deveríamos acreditar nas "conversinhas” dos jornalistas, que a doença só matava os "bundões”, que deixássemos de ser "maricas” e que contávamos com a cloroquina, remédio milagroso”, concluiu.

O infecciologista Átila Iamarino, doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP), com dois pós-doutoramentos sobre a disseminação dos vírus na própria USP e na Universidade Yale, nos EUA, escreveu no Twitter que "agora é a hora de reconhecer que 300 mil mortes (número, entretanto, já ultrapassa os 355 mil) são o resultado planeado de negacionismo, promoção de aglomeração e desorganização nacional e que, se isso não mudar, não tem união e pensamento positivo que evitem as próximas 300 mil”.

"O principal problema desta estratégia genocida é estarmos dando ao vírus a oportunidade de sofrer novas mutações, mais perigosas. Eventualmente, as vacinas podem deixar de ser eficazes - e, se esse cenário se concretizar, poderemos não ter mais solução. O Brasil criou a sua própria derrota. Estamos demorando para vacinar e deixando o vírus circular livremente”, completou, em entrevista à BBC News.


Estudo
Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas e Estudos de Direito Sanitário da Faculdade de Saúde Pública da USP e pela Organização Não-Governamental Conectas Direitos Humanos descarta a tese da "incompetência” de Bolsonaro e aponta que o Presidente promoveu a propagação do novo coronavírus no Brasil "com empenho e eficiência”.

"Os resultados afastam a persistente interpretação de que haveria incompetência e negligência de parte do Governo federal na gestão da pandemia. Bem ao contrário, a sistematização de dados, ainda que incompletos, em razão da falta de espaço na publicação para tantos eventos, revela o empenho e a eficiência da actuação da União em prol da ampla disseminação do vírus no território nacional, declaradamente com o objectivo de retomar a actividade económica o mais rapidamente possível e a qualquer custo”, revelou o trabalho comandado pela jurista Deisy Ventura.

Por outro lado, de acordo com o centro de debates do Lowy Institute, de Sidney, na Austrália, o Brasil (com 4,3 pontos) é o último classificado, de entre 98 países avaliados, no combate à pandemia - e os dados de cada país foram compilados ao longo de nove meses, até Janeiro de 2021, ainda antes da situação brasileira se agravar, a partir da confirmação do centésimo caso local da doença. A Nova Zelândia (com mais de 98) foi considerada o país com combate mais eficaz.

Na opinião pública, a avaliação a Bolsonaro no combate à pandemia também atinge recordes negativos. Quando estavam contabilizados 280 mil mortos, uma sondagem do Instituto Datafolha de 16 de Março indicava rejeição de 54% dos entrevistados à gestão do Presidente diante da doença, o valor mais alto desde o início da pandemia. No campo oposto, 22% considerava "óptima ou boa” essa gestão, o registo mais baixo. Para 43% dos brasileiros ouvidos, Bolsonaro é o principal responsável pelos números trágicos - 17% apontaram o dedo aos governadores, 9% aos prefeitos e 6% ao comportamento da população.


COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO
Possível omissão do Governo sob investigação

O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro confirmou, na quarta-feira, a decisão do juiz Luís Roberto Barroso que ditou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas omissões do Governo no combate à pandemia de Covid-19.
Por 10 votos contra um, o Supremo validou a criação da CPI e destacou que cabe ao Senado definir como serão os trabalhos da comissão.

"Negar o direito à instalação da comissão em caso de cumpridas as exigências fere o direito da minoria parlamentar. A decisão está amparada em diversos precedentes do Supremo Tribunal nesse sentido”, indicou o STF, em comunicado, no final do julgamento.
Face à decisão provisória do juiz do Supremo Luís Roberto Barroso, ditada na semana passada, o Senado brasileiro aprovou, na terça-feira, a criação da CPI para investigar supostas omissões do Governo Federal, presidido por Jair Bolsonaro, no combate à pandemia de Covid-19.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou que a investigação também poderá esclarecer eventuais irregularidades em estados e municípios, desde que "limitada apenas à fiscalização dos recursos” transferidos pelo Governo às unidades federativas "para acções de prevenção e combate à pandemia”.

Caberá agora às lideranças de partidos e de blocos no Senado indicarem os membros que integrarão a CPI da Covid-19. Na sessão de terça-feira, ficou por definir se os trabalhos da CPI ocorrerão de forma presencial, semipresidencial ou remota.
A decisão do juiz do Supremo não agradou ao Presidente Jair Bolsonaro, que a classificou como um acto político, de "activismo judiciário”, e afirmou que foi tomada "monocraticamente”.

O Chefe de Estado tentou ainda impedir o avanço da comissão e actuou para que fosse ampliada a investigação a governadores e prefeitos, a quem Bolsonaro acusa de terem desviado recursos para o combate à pandemia.
O Presidente do Brasil reclamou ainda que o Senado não dá seguimento aos diversos pedidos de destituição contra membros do STF.

A criação da CPI é um novo revés para o Governo de Jair Bolsonaro, que desde o início da pandemia minimizou a gravidade da Covid-19, a qual classificou de "gripezinha”, continua a censurar a adopção de medidas de isolamento social e chegou a pôr em dúvida a eficácia das máscaras.
No julgamento de quarta-feira, Barroso lembrou que Governos anteriores também tiveram de enfrentar várias CPI.

"Aqui não se fazem distinções políticas. As regras valem para todos. Faz parte o jogo democrático desde sempre a Comissão Parlamentar de Inquérito.(...) Foram 360 mil vidas no Brasil, com perspectivas de chegarmos no curto prazo a 500 mil mortos”, advogou, sobre a gravidade da pandemia no país sul-americano.


Números da pandemia

13 599 994 - Número de casos de Covid-19 contabilizados no Brasil
358 425 - Número de mortos por Covid-19 no Brasil, segundo pior registo, em números absolutos, atrás apenas dos EUA
37% - Mais de um terço das mortes no mundo são de brasileiros - a população do país corresponde a 2,7% da população mundial

18º - Posição do Brasil no número de mortes em números relativos. Em Janeiro, o país era o 24º
4195 - No dia 6 morreram mais pessoas com Covid-19 no Brasil do que na Europa, Ásia, África e restante América
20 - Número de estados, de um total de 27, com taxas de ocupação de leitos hospitalares acima dos 90%
92 - Número de variantes do vírus em circulação no Brasil, segundo a Fiocruz, fundação de pesquisa científica do Governo

4% - Percentagem da população com as duas doses da vacina aplicadas
70 000 000 - Número de doses oferecidas pela Pfizer ao Brasil e recusadas pelo Governo ainda em 2020
*Fontes: Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at John

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo