Economia

Porto-Amboim realiza feira de empreendedoras

Víctor Pedro|Sumbe

O município de Porto - Amboim, província do Cuanza- Sul, acolheu, na sexta-feira e ontem sábado, a primeira edição da Feira de Exposição e Comercialização de Produtos de Mulheres Empreendedoras Fernanda Azevedo do Cuanza-Sul (FEPROMEFA-CS).

02/05/2021  Última atualização 08H00
Feira de empreendedoras © Fotografia por: DR
No evento, participaram 200 expositoras, com algumas vindas das províncias de Benguela e Luanda.
A vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Emília António Tchinawalile Camohoto, que presidiu ao acto de abertura, lembrou aos visitantes e expositores que a feira foi instituída por iniciativa do Governo da Província e pretendeu homenagear a mulher empreendedora Maria Fernanda de Azevedo, do município de Porto-Amboim, sendo também uma forma de estimular todas as mulheres batalhadoras a empreenderem de forma continuada.

Emília António Tchinawalile Camohoto disse ainda que o evento visou reconhecer os esforços da mulher empreendedora e emprestar maior evidência no que toca aos apoios para a operacionalização dos trabalhos desenvolvidos pela classe e, deste modo, melhorar a sua produção e a transportação dos produtos do campo para os potenciais centros comerciais, além de sensibilizar a banca, para a facilitação dos apoios financeiros com os quais poderão aumentar a respectiva produção.

Com este evento, o Governo do Cuanza-Sul alinhou ainda o objectivo de criar oportunidade para promover acções de formação e capacitação dos grupos de mulheres organizadas e a título individual, com o intuito destas aumentarem os seus conhecimentos sobre o empreendedorismo, pequenos e médios negócios.

Para a vice-governadora, as mulheres do Cuanza-Sul e do país em geral devem também cultivar o hábito de trabalhar em prol do aumento do auto-emprego, alavancar a produção de produtos nacionais e locais, vendo no certame e na presença de mulheres de outras localidades uma excelente ocasião para as indispensáveis trocas de experiência.
A criação de hábitos de poupança, boa gestão dos negócios, aumento da renda familiar e elucidar sobre a transparência na altura de distribuição dos lucros foram também apontados como dos objectivos principais deste evento.

Na feira estiveram em amostra produtos ligados às áreas da Agro-Pecuária, Agrícolas, Pescas, Corte e Costura, Serviços Bancários, Artes e Ofícios, Serviços Públicos do SME, Finanças, Construção Civil, Pastelaria, Viação e Trânsito entre outros, tendo o governador Job Pedro Castelo Capapinha testemunhado ao acto inaugural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia