Coronavírus

Portugal tenciona “redireccionar” vacinas para PALOP e Timor-Leste

O Primeiro-Ministro português afirmou que África será prioritária na disponibilização de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 e que o seu país procurará “redireccionar” para Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste 5% das vacinas adquiridas.

24/02/2021  Última atualização 09H37
Primeiro-Ministro português, António Costa © Fotografia por: DR
Esta posição foi assumida por António Costa numa intervenção pré-gravada para um evento promovido pela Global Citizens, uma Organização Não-Governamental (ONG) que está a lançar uma campanha para a mobilização de mais fundos para a luta global contra a Covid-19 - uma iniciativa que conta com o apoio da Comissão Europeia.
Num breve discurso, o líder do Executivo português considerou que "o apoio à vacinação internacional é essencial para a erradicação da pandemia da Covid-19” e defendeu a tese de que "nenhum país do mundo estará seguro até que todos estejam seguros”.

"Além de financiar a Iniciativa Covax, que tem como objectivo fornecer vacinas a 20% da população de 92 países, no âmbito da União Europeia, estamos a trabalhar num mecanismo de partilha que poderá disponibilizar doses adicionais de vacinas, sendo África naturalmente uma prioridade”, apontou o Primeiro-Ministro de Portugal, país que preside até Junho ao Conselho da União Europeia.
De acordo com o líder do Executivo português, desde o início da pandemia já foram investidos "mais de 3,5 milhões de euros em meios de prevenção e combate, enviando material médico, de protecção, diagnóstico e terapêutica para os principais países parceiros da cooperação - os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste”.

"Continuaremos empenhados neste caminho, e envidaremos esforços no sentido de redireccionar para os nossos tradicionais parceiros de cooperação 5% das vacinas adquiridas por Portugal, dando seguimento às acções de formação e capacitação local. Neste caso, dependemos mesmo uns dos outros e, por isso, temos mesmo de contar uns com os outros”, acrescentou António Costa.

Na segunda-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que Cabo Verde será um dos primeiros países africanos a receber vacinas contra a Covid-19 através da plataforma internacional Covax, que visa a imunização de 35% da população.
A Covax é uma iniciativa conjunta da OMS e da Aliança para o Acesso às Vacinas (GAVI) para fornecer vacinas contra a Covid-19 a países de médio e baixo rendimento.
De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (ÁfricaCDC), sediado em Addis Abeba, Etiópia, o continente africano registou,  até ontem, 3.830.631 casos de infecção pelo novo coronavírus, incluindo 101.350 mortos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login