Política

PR escreve a homólogos da RDC e Congo Brazzaville

O Chefe de Estado angolano e Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), João Lourenço, enviou, sábado, uma mensagem ao homólogo da Re-pública Democrática do Congo (RDC) e Presidente em exercício da União Africana, Félix Tshisekedi.

29/03/2021  Última atualização 07H45
Momento em que o ministro Téte António entregou a mensagem ao Presidente Félix Tshisekedi © Fotografia por: DR
A mensagem foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que foi recebido, em Kinshasa, por Félix Tshisekedi.
João Lourenço enviou uma outra mensagem ao homólogo da República do Congo e Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Denis Sassou Nguesso.

A missiva foi, igualmente, entregue pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António. O ministro fez uma curta escala em Brazzaville, República do Congo, onde reuniu com o homólogo Jean Claude Gakosso, a quem entregou a mensagem do Presidente João Lourenço para Denis Sassou Nguesso.

Integraram a delegação do ministro Téte António, o director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais, Miguel Bembe, o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República Democrática do Congo, Miguel Costa, entre outros altos funcionários do Ministério das Re-lações Exteriores.

Angola mantém excelentes relações e partilha interesses comuns em vários domínios com a República Democrática do Congo e com a República do Congo.
No dia 20, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, procedeu, em Brazzaville, ao lançamento oficial da Missão de Observação Eleitoral da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) às eleições presidenciais, realizadas no dia 21.

A missão de observação foi chefiada pelo ex-ministro angolano das Relações Exteriores, embaixador Manuel Augusto, que também foi apresentado, ontem, ao grupo de observadores da CIRGL. Angola chefiou a Missão de Observação Eleitoral da CIRGL na qualidade de presidente em exercício daquela organização regional.

Angola assumiu, pela segunda vez, em Novembro de 2020, a presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), substituindo a República do Congo. A eleição aconteceu durante a oitava cimeira ordinária dos Chefes de Estado da CIRGL e depois de o Presidente angolano, João Lourenço, ter manifestado a sua disponibilidade em trabalhar no "reforço da cooperação com os Estados-membros para a erradicação dos grupos armados” na região.
Na ocasião, João Lourenço assinalou , na sua intervenção, que a Conferência enfrenta inúmeros desafios como "a pandemia da Covid-19, os conflitos que causam instabilidade, sem esquecer a luta comum para o desenvolvimento económico e social”.

Ao defender uma resposta colectiva aos desafios, nomeadamente na implementação do pacto sobre segurança, estabilidade e desenvolvimento na região”, o Presidente João Lourenço sublinhou que tal "dependerá dos meios que colocarmos à disposição do Secretariado Geral da CIRGL, pelo que a vontade de todos constituirá um facto determinante”.

Além da presidência, Angola assume, igualmente, o Secretariado Executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, através do diplomata João Samuel Caholo.
São membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) Angola, Burundi, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e  República do Congo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política