Sociedade

Pré-escolar em Menongue marcado pelo absentismo

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

As actividades do ensino pré-escolar em Menongue, província do Cuando Cubango, continuam a ser marcadas por elevado índice de absentismo das crianças, devido à desconfiança dos pais relativamente à existência dos materiais de biossegurança e ao cumprimento das medidas prevenção por parte dos alunos.

11/04/2021  Última atualização 07H01
© Fotografia por: Nilo Mateus |Edições Novembro
Em algumas instituições de ensino da zona urbana e da periferia de Menongue era notória a presença de alguns pais e encarregados de educação, que levaram os filhos às aulas, apesar das incertezas no cumprimento das medidas de biossegurança e do distanciamento entre as crianças, longe do olhar dos professores.

O director do complexo escolar Nº 6 do bairro Pandera, Emílio André, disse que o primeiro e segundo dias de aulas foram marcados por pouca adesão dos alunos às aulas. "Mas quinta e sexta-feira, o número cresceu significativamente”, afirmou.

Considera que, devido ao aumento de casos de Covid-19, sobretudo na cidade de Menongue, muitos pais e encarregados de educação têm evitado mandar os filhos à escola. "Também notámos que muitos desconhecem o reinício das aulas. Se a situação prevalecer, vamos reunir com os pais e encarregados de educação para explicar as medidas de biossegurança adoptadas pela instituição”, realçou.

Emílio André reconheceu que têm muito trabalho pela frente, no sentido de fiscalizarem permanentemente o cumprimento das medidas de prevenção contra a pandemia. "É uma tarefa difícil, mas não impossível”, disse.

Por seu lado, Afonso Chiúca, director do complexo escolar Nº 3 Gabriel Matias, disse que foram formadas três brigadas de vigilância para o acompanhamento rigoroso dos alunos e criadas as mínimas condições de biossegurança para a prevenção das crianças e dos professores.

"A escola tem quatro salas de aula, mas, tendo em conta o número elevado de alunos matriculados, teve que anexar mais quatro turmas, onde as aulas são leccionadas na varanda e debaixo das árvores que se encontram no recinto” explicou, referindo que têm beneficiado de meios de biossegurança, com maior realce para o sabão azul e detergente para a higienização das mãos e desinfecção das salas de aula.


Últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas, a província do Cuando Cubango não registou casos de Covid-19, mantendo os 163 casos confirmados, dos quais 140 recuperados, quatro óbitos e 19 casos activos. Do total de casos confirmados, 105 foram do sexo masculino e 58 feminino.

O município de Menongue concentra o maior número de infectados, com um registo de 145 casos, seguindo-se o Cuchi (16) e Cuangar (2). No período em balanço, 2.835 cidadãos cumpriram quarentena, sendo 2.345 em domiciliar e 490 em institucional. Neste momento, mais de 100 contactos directos estão sob vigilância epidemiológica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade