Economia

Preço do barril de petróleo Brent

O barril de petróleo Brent iniciou as negociações desta semana ao preço de 55,59 dólares

26/01/2021  Última atualização 09H40
Barril de petróleo Brent © Fotografia por: DR
. Ontem, na abertura das bolsas, em Londres, o Brent, referência às exportações de Angola, valorizou 0,36 dólares, numa sessão matinal apenas marcada por subidas ainda que ligeiras. Apesar destes optimismos, a nova estirpe da Covid-19 é encarada como uma forte ameaça aos mercados, pois um novo fecho pode fazer cair todas as expectativas com a rápida recuperação do choque provocado já em 2020.

Queda prevista na receita de curto prazo

Um estudo do Banco Mundial mostrou, no fim-de-semana, que a receita a curto prazo da redução das taxas, derivadas da implementação da Zona de Livre Comércio em África, só cairia menos de 1,5 por cento para 49 dos 54 países africanos, com o total das receitas a cair menos de 0,3 por cento em 50 países que entraram no acordo.
São vários os países a mostrarem-se preocupados com as perdas de receita que podem resultar desta opção.

  CONSULTAS 
Lei dos Contratos é abordada
com os parceiros multilaterais

A Lei dos Contratos Públicos, recentemente aprovada pela Assembleia Nacional, foi, ontem, objecto de apreciação de parceiros do Governo no seguimento de um plano de apresentação iniciado há dias.
O Ministério das Finanças manteve, nesta base, encontro com as representações do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento e do Fundo Monetário Internacional. Para amanhã, quarta-feira, na mesma perspectiva, estão agendados encontros com o Sindicato de Jornalistas e Embaixadas.

A Nova lei dos Contratos é encarada pelo Governo como um mecanismo de incentivo à melhoria do ambiente de negócios.
Recentemente, o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Osvaldo João, destacou que a nova Lei dos Contratos Públicos, é fruto de inúmeras sessões de auscultação, que culminaram com debates exaustivos em torno de diversas matérias, com vista ao alcance dos objectivos que levaram à sua modificação, tanto na fase de formação dos contratos públicos, como na de execução.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia