Economia

Preço do Jet tem ligeiro aumento

Isaque Lourenço

Jornalista

O preço de referência do Jet A1, para este mês, observa um ligeiro aumento, comparativamente aos de Março, segundo a tabela de actualização publicada, ontem, em Luanda, pelo Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP).

05/04/2021  Última atualização 11H33
Preço de Referência do combustível de aviação com aumentos acumulados de 50 kwanzas desde Janeiro © Fotografia por: DR
Para o Preço de Referência do Ajustamento - Platts (PRA), o litro custa agora 289,46 kwanzas, contra os 283,39 do mês anterior. Em Fevereiro, esta mesma referência custou 262,79 kwanzas, também já acima dos 238,94 kwanzas de Janeiro.

Quanto ao Preço Base na Costa/Ex-Refinaria (PBC), o litro é agora vendido a 322,91 kwanzas, acima dos 318,21 de Março. Nos dois primeiros meses do ano (Janeiro e Fevereiro) o PBC estava precificado nos 273,53 e 289,69 kwanzas, respectivamente. Por sua vez, o Preço de Venda Ex-logística e Distribuição (PVD) está agora a 372,98 kwanzas. Nos meses de Março, Fevereiro e Janeiro, esta referência do Jet esteve cotada nos 370,45; 350,22 e 325,74 kwanzas.

Finalmente, o Preço na Aeroinstalação, que inclui impostos e taxas (PVA) fixou-se nos 438,80 kwanzas. Este preço está, de igual modo, acima dos anteriores 436,89; 414,34 e 386,80 kwanzas dos meses de Março, Fevereiro e Janeiro deste ano.


Subidas mais equilibradas

Ao que se pode ler da tabela publicada pelo IRDP do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, as subidas registadas para este mês de Abril são as menores quando comparadas aos meses anteriores, reflectindo maior equilíbrio entre a procura e a oferta, bem como da taxa de câmbio, variável de referência no ajustamento dos preços do combustível para a aviação.

Se no caso o PRA, de Fevereiro para Março subira 20,6 kwanzas. De Março para Abril o ajuste é de 6,07 kwanzas.
No global, desde Janeiro até agora (Abril), o Preço de Referência do Ajustamento (PRA) observou uma actualização de 50,52 kwanzas.

Em Dezembro último, as autoridades legislaram o alargamento, aos demais combustíveis, do mecanismo de ajustamento mensal de preços que desde há cerca de um ano aplicado ao Jet A1, cenário só aplicado num contexto de liberalização dos preços.

Na ocasião, o Executivo considerou que os preços dos derivados do petróleo bruto e do gás natural em Angola careciam de um melhor enquadramento, para melhorar a eficiência do mercado a médio prazo, tendo instituído um modelo mais eficaz, com referência em práticas internacionais.

Um Decreto dos Ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e das Finanças emitido em Dezembro, estabeleceu um regime de preços fixados para o gás de petróleo liquefeito (GPL) e petróleo iluminante, enquanto, a gasolina, gasóleo e Jet A1 ficaram sujeitos a um regime de preços vigiados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia