Mundo

Presidente Bashar al-Assad candidato à reeleição em Maio

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, apresentou esta quarta-feira, (21), a sua candidatura às presidenciais de 26 de Maio, para uma reeleição que parece certa após duas décadas no poder, indicaram os media estatais.

21/04/2021  Última atualização 14H34
© Fotografia por: DR

Os candidatos têm até 28 de Abril para darem conta das suas intenções junto do Tribunal Constitucional, que verifica se preenchem os requisitos. Têm ainda de obter o apoio de 35 deputados de entre os 250 do parlamento, praticamente todos do partido Baas de Assad.

O parlamento "foi informado pelo Tribunal Constitucional que Bashar al-Assad apresentou um pedido de candidatura ao posto de Presidente da República", anunciou hoje o chefe da assembleia, Hammouda Sabbagh, citado pela agência oficial Sana.

Assad, 55 anos, disputa o seu quarto mandato, depois de ter acedido ao poder em 2000, após a morte do seu pai Hafez, que esteve à frente da Síria durante três décadas.

Este é o sexto pedido de candidatura, depois do de cinco outras pessoas pouco conhecidas do público, incluindo um antigo deputado, um empresário e uma advogada.

A lei eleitoral impede que se apresentem figuras da oposição no exílio, ao determinar que cada candidato, "no momento da apresentação da sua candidatura, deve ter vivido na Síria de forma contínua durante um período de 10 anos".

Em 2014, Assad venceu as eleições com mais de 88 por cento dos votos.

As eleições, cuja legitimidade continua a ser contestada por diversos atores internacionais, são as segundas organizadas no país desde o início em 2011 da guerra que já causou mais de 388.000 mortos. A votação vai decorrer nas regiões controladas pelo poder, cerca de dois terços do país.

O país em ruínas vive há mais de um ano uma forte crise económica, marcada pela desvalorização da moeda face ao dólar e por um grande aumento da inflação.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo