Mundo

Presidente Buhari garante que não cede à chantagem

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, qualificou, ontem, de “desumano” o sequestro de mais de 300 alunas numa escola no Noroeste do país, afirmando que não irá ceder “à chantagem dos bandidos” que esperam “o pagamento de grandes resgates”.

28/02/2021  Última atualização 14H45
Chefe de Estado teme baixas civis em caso de acção do Exército © Fotografia por: DR
"Esta Administração não vai ceder à chantagem de bandidos que visam estudantes inocentes na esperança de receberem grandes resgates”, afirmou o Chefe de Estado nigeriano, citado pela agência France Press.
"Temos a capacidade de destacar uma força maciça contra os bandidos nas aldeias onde operam, mas estamos limitados pelo medo de pesadas baixas de aldeões e de reféns inocentes que poderiam ser usados como escudos humanos pelos bandidos”, acrescentou Buhari.
As autoridades nigerianas anunciaram, sexta-feira, que pelo menos 317 estudantes foram raptadas durante a invasão aos dormitórios de uma escola feminina no Noroeste do país e que iniciaram uma operação para as resgatar.

De acordo com o porta-voz da Polícia, foi enviada para Jangebe uma equipa das forças de segurança "fortemente armada” para "apoiar a operação de resgate em curso no local para onde as raparigas foram, alegadamente, levadas”.
"A Polícia estatal de Zamfara e o Exército lançaram uma operação conjunta para salvar as 317 estudantes raptadas por bandidos armados do internato feminino de Jangebe”, afirmou o porta-voz da Polícia local, Mohammed Shehu, num comunicado.
Enquanto isso, 42 pessoas, incluindo 27 crianças, que foram sequestradas há 10 dias numa escola no Centro-Oeste da Nigéria foram libertadas, afirmaram, ontem, as autoridades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo