Política

Presidente da Assembleia Nacional declina responsabilidade sobre deputados em Cafunfo

O Presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, declinou esta sexta-feira qualquer responsabilidade sobre eventuais constrangimentos que envolvam um grupo de deputados da UNITA, na região de Cafunfo, na província da Lunda Norte.

05/02/2021  Última atualização 21H45
Presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota do seu gabinete, a deslocação não foi feita no quadro de uma comissão parlamentar multipartidária, como seria recomendável, pelo que o presidente da AN declina toda e qualquer responsabilidade sobre eventuais constrangimentos que envolvam o grupo de deputados.

O documento refere que o presidente tomou conhecimento de que se encontra na região de Cafunfo, Lunda Norte, um grupo de deputados da UNITA em alegadas diligências que não engajam a Assembleia Nacional.

"É de regra que os deputados não se podem deslocar sem a autorização do presidente da Assembleia Nacional", esclarece a nota. Num comunicado conjunto (UNITA, CASA-CE e PRS), lido pelo líder da bancada parlamentar da Unita, Liberty Chiaka, este alega que cinco deputados do seu partido foram impedidos de aceder à vila de Cafunfo, onde pretendem se inteirar do incidente de sábado último.

Na madrugada de sábado (30 de Janeiro), cerca de 300 indivíduos do auto-denominado "Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe", munidos de armas de fogo, objectos contundentes e meios de arremesso, invadiram a esquadra policial de Cafunfo, município do Cuango, Lunda Norte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política