Mundo

Presidente marca eleições para Junho

O Presidente da Argélia anunciou, ontem, eleições legislativas antecipadas para 12 Junho, numa resposta às reivindicações do movimento de protesto social 'Hirak', segundo a AFP.

14/03/2021  Última atualização 08H10
Abdelmadjid Tebboune © Fotografia por: DR
O Presidente Abdelmadjid Tebboune tinha admitido, em Fevereiro, a dissolução do Parlamento para permitir a apresentação de candidatos que se situam à margem das estruturas do poder. Promoveu ainda uma remodelação governamental e ordenou a libertação de cerca de 30 activistas, apesar de dezenas ainda permanecerem nas prisões.

Tebboune anunciou a data das novas eleições legislativas, que devem decorrer a 12 de Junho, e não no próximo ano como estava inicialmente previsto. O escrutínio será seguido por eleições locais e regionais.

Num outro esforço para satisfazer o movimento de contestação, o Governo da Argélia concluiu, no domingo, uma nova lei eleitoral destinada a limitar potenciais fraudes e ampliar a escolha dos eleitores. As últimas eleições legislativas, em 2017, foram assinaladas por escândalos financeiros que implicaram a detenção de diversos altos responsáveis.

O movimento 'Hirak', desencadeado em Fevereiro de 2019 e que regressou no mês passado às ruas após uma interrupção de um ano devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, implicou a demissão, em Abril de 2019, após 20 anos no poder, de Abdelaziz Bouteflika, o antecessor de Tebboune. No entanto, os activistas consideram que as alterações registadas até agora na opaca estrutura de poder dominada pelos militares são insuficientes.

Nas próximas eleições os argelinos deverão eleger, para um mandato de cinco anos, os 462 deputados da oitava legislatura da Assembleia Popular Nacional. Trata-se da segunda convocatória às urnas desde a chegada de Tebboune à Presidência (em Dezembro de 2019) após o referendo sobre a Constituição realizado em Novembro de 2020 e que concede mais poderes ao Primeiro-Ministro e ao Parlamento.

Tebboune, 75 anos, ex-Primeiro-Ministro e considerado um político do aparelho do regime, venceu as eleições presidenciais de Dezembro de 2019, caracterizadas pela mais elevada taxa de abstenção da história da Argélia (superior a 60 por cento), desde a independência do país magrebino em 1962.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo