Economia

Procura de emprego online cresce no país

Victorino Joaquim |

Jornalista

A Jobartis, um portal de emprego baseado em Angola, registou, no ano passado, o equivalente a 87.813 novos candidatos a emprego, um aumento de cinco por cento comparado ao período homólogo de 2019, anunciou a plataforma em nota de imprensa.

22/01/2021  Última atualização 12H55
Aumento revela nova tendência na procura de trabalho © Fotografia por: DR
De acordo com o documento, ao qual o Jornal de Angola teve acesso, ontem, o aumento de cinco por cento de candidatos a emprego reflecte a tendência de crescimento de utilizadores de ferramentas online para a procura de emprego.

Num total de mais de 750 mil candidatos registados no portal, no ano passado, 44 por cento tem formação superior, 36 por cento são jovens com idades compreendidas entre 26 a 30 anos e 25 por cento dos candidatos possuem entre seis e 10 anos de experiência, indica a Jobartis, acrescentado que, diariamente, a plataforma recebeu cerca de 300 registos.

Os dados apresentados resultaram de um estudo feito pela Jobartis, com o objectivo de identificar as tendências do mercado de trabalho no país, indica o comunicado, acrescentando que, actualmente, a plataforma conta com mais de 11 mil empresas utilizadoras e estão registados mais de 750 mil candidatos a emprego, tornando-a numa das maiores base de dados de profissionais em Angola.

Por via da plataforma Jobartis, foram divulgadas cerca de nove mil ofertas de emprego e, os sectores que mais recrutaram foram o da Prestação de Serviços, com 12,88 por cento, Consultoria (9,61 por cento), Distribuição, Comércio a Grosso e Retalho (9,54 por cento), Indústria Transformadora e Produção (8,96 por cento), bem como o da Construção e Imobiliário (7,97).

Os sectores de Petróleo, Gás e Mineração, diferente do ano de 2019, em 2020 não estiveram presentes entre os cinco sectores que mais recrutaram.O top 5 referente a 2020 situa entre as ofertas de emprego mais significativas as dos ramos da engenharia, vendas e atendimento ao cliente, finanças e contabilidade, para operários e ofícios, administração e apoio de escritório.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia