Economia

Produção de calcário alavanca a agricultura

Mais de 200 metros cúbicos de calcário são produzidos, por mês, numa pedreira localizada no bairro Nganacamana, arredores da sede capital da província do Uíge, o que já está permitir a correcção de acidez dos solos em várias áreas agrícolas na região.

19/03/2021  Última atualização 08H00
Inertes da M. Rodrigues Construções têm procura crescente © Fotografia por: Joaquim Júnior | Edições Novembro
Manuel Rodrugues, proprietário da empresa M. Rodrugues Construções LDA, adiantou que a produção de calcário na província poderá aumentar nos próximos dias, com a entrada em funcionamento das novas britadeiras, uma mas-valia para os agricultores, tendo em conta a procura do produto para correcção de acidez dos solos.

Referiu ainda estar-se a comercializar a matéria por encomenda para as províncias do Cuanza-Norte, Malanje e Bengo, podendo conquistar outros mercados na medida em que a produção vai crescer.
O empresário apelou os agricultores da província a aproveitarem o produto posto à disposição, para obterem maiores rendimentos nos seus cultivos, com a aplicação do calcário no solo.

Para além da produção de calcário, a fabrica de inertes M. Rodrigues Construções LDA, extrai materiais de construção civil como britas número 10, 20 e 30, pó de pedra, pedras e "tout-venant”, figurando entre as maiores fornecedoras de material para maior parte de obras em curso na província.

O calcário é uma rocha sedimentar constituída por calcite (carbonato de cálcio), incluindo, por vezes, o carbonato de magnésio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia