Regiões

Produção de feijão cresce no Andulo

José Chaves|Gamba

Jornalista

Os camponeses agrupados em cooperativas, associações agrícolas e familiares do município do Andulo, província do Bié, estão engajados na produção de feijão com vista a garantir a segurança alimentar.

17/03/2021  Última atualização 09H00
Bié volta a registar índices altos de produção de feijão © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro
Em declarações ao Jornal de Angola, o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca, Florindo Silas, disse que o retorno das chuvas na região está a estimular as famílias camponesas a alargarem as áreas de cultivo de feijão, sublinhando que, com o alargamento das áreas de produção os agricultores obtiveram maior rendimento para o sustento das famílias. Segundo o responsável,  para a segunda época agrícola estão preparados cerca de 180 hectares para a produção de feijão.

 Faustino Moisés, camponês no município do Andulo, disse à nossa reportagem que apostou, nesta segunda época de produção, no cultivo de feijão para garantir a segurança alimentar da família e o excedente para a comercialização. "As autoridades têm de prestar mais apoio às famílias camponesas para a diversificação da economia nacional, pois, a província do Bié possui um clima propício e terras aráveis para a produção de milho, feijão, mandioca, amendoim, batata doce e rena, entre outros produtos”, sublinhou.
Na campanha agrícola de 2019/2020, a Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), no Andulo, colheu mais de nove mil toneladas de feijão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões