Economia

Produção de sementes melhoradas atinge cinco mil toneladas

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Cinco mil toneladas de sementes melhoradas de milho, massango, feijão e batata rena começam a ser produzidos, anualmente, no município da Chibia, a 45 quilómetros a Sul da cidade do Lubango, pela empresa Jardins da Yoba, para abastecer os agricultores de várias províncias do país e reduzir as importações de semente.

06/03/2021  Última atualização 07H00
Produção de sementes © Fotografia por: DR
O director-geral da empresa, João Saraiva, que confirmou os dados ao Jornal de Angola, adiantou que recorreram para o efeito a um financiamento de três milhões de Kwanzas, já aprovado, a ser desembolsado pelo Programa de Alívio Económico criado pelo Executivo.
O projecto visa a construção duma nova unidade de processamento de semente diversa e esteja em condições de cobrir parte da procura. "Com as sementes processadas localmente pode-se reduzir a procura no mercado externo e adquirir a tempo sempre que for necessário”, disse.

Apoio do BDA
João Saraiva argumentou que a aprovação do projecto pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) anima a empresa agrícola a empenhar-se cada vez mais na diversificação da produção de sementes assim como de produtos acabados com realce à fuba de milho.
Segundo ele, a produção de sementes de feijão e massambala passou a ser neste momento a aposta da empresa, tendo já semeado 25 hectares, cuja perspectiva das colheitas ascende as 40 toneladas.

Esta acção, ressaltou, visa tornar cada vez mais abrangente o cultivo de feijão vulgo manteiga que além da alimentação das famílias, pode ser comercializado nos mercados nacionais e internacionais.
Nesta perspectiva, foram instalados três pivôs, na área produtiva da Mucuna, para irrigação dos campos neste período em que vários pontos do país vivem momentos de estiagens prolongadas, provocando prejuízos que se traduzem na deterioração da produção.

Por exemplo, explicou, na área agrícola da Mucuma, está em fase experimental, o cultivo duma nova variedade de massango com capacidade de resistir as pragas, ataques dos pássaros, entre outras aves que preferem o cereal para alimentação.
A empresa Jardins da Yoba pretende diversificar a produção de sementes com qualidade reconhecida no mercado nacional assim como abastecer com regularidade os antigos e novos agricultores.

Financiamento
A empresa em referência reembolsou antecipadamente os 60 milhões de Kwanzas, no final do ano passado, cedidos no mês de Julho pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), no âmbito da materialização do programa que visa o alívio económico.
João Saraiva que considerou uma mais-valia o programa no reavivamento da actividade empresarial face às consequências da crise sanitária, fez saber que o valor serviu para aquisição de 50 toneladas de feijão e 150 toneladas de milho transformados em fuba e ração.

Importa realçar que as acções levadas a cabo recentemente pela empresa, culminaram com a colheita de 1500 toneladas de sementes de milho reconhecidas no mercado externo, estão a ser distribuídas em várias zonas agrícolas com condições para o cultivo, apesar da estiagem.
Segundo ele, urge apostar nas alternativas de rega em todo país na medida em as estiagens apesar de serem cíclicas, nalguns casos são demoradas e deterioram as culturas lançadas no solo. Por exemplo, em 2020, efectuou-se apenas cinco regas com pivôs e, no ano corrente, está-se acima de 80.

A Huíla é uma referência nacional na oferta de frutas e leguminosas. Vários empresários da província têm beneficiado, nos últimos tempos, dos programas de fomento à produção junto da banca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia