Regiões

Produção de tomate chega a várias regiões

José Chaves|Gamba

Jornalista

Mais de cinco toneladas de tomate produzidos na aldeia de Essolabanda, município do Andulo, província do Bié, estão a ser escoadas para as províncias do Moxico, Luanda, Malanje e Zaire, informou ao Jornal de Angola o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas.

16/03/2021  Última atualização 14H06
Tomate produzidos na aldeia de Essolabanda © Fotografia por: DR
Florindo Silas disse que, diariamente vários camiões  saem de Essolabanda carregados com tomate e também produtos diversos produzidos pelas comunidades camponesas locais, como feijão, soja, milho e  hortaliças .
O soba de Essolabanda, Benedito Peso, apelou às autoridades competentes para apoiarem as  famílias camponesas  da localidade com  fertilizantes e outros meios agrícolas para o aumento da produção .

"Os camponeses desta região necessitam urgentemente de instrumentos de trabalho, fertilizantes, sementes e, sobretudo, crédito bancário para produzirem mais alimentos”, disse à imprensa a autoridade tradicional, acrescentando que,  "apesar das dificuldades os agricultores não cruzam os braços, pois, mesmo com os poucos recursos alcançaram  níveis altos da produção  durante a primeira fase da campanha agrícola”.

Segundo o soba, a aldeia de Essolabanda tem potencialidades agrícolas para produzir quantidades de produtos suficientes para abastecer os mercados de várias províncias do país. "Essolabanda tem felizmente um solo fértil para a produção agrícola, precisa apenas de apoios das autoridades”, frisou. 

O alargamento da rede sanitária, o acesso à educação, água potável, energia eléctrica, melhoria das vias de comunicação, promoção da formação e a capacitação da mulher rural, fazem parte das prioridades da Administração Municipal do Andulo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões