Economia

Produtor beneficia de 60 milhões de kwanzas

Ana Paulo

Jornalista

A empresa Jardins da Yoba beneficiou, recentemente, de um financiamento de 60 milhões de kwanzas do Banco de Desenvolvimento de Angola ( BDA) para a implementação de projectos no quadro do apoio à diversificação da economia.

31/01/2021  Última atualização 19H20
Paulo Amaral (à direita) e João Saraiva da “Jardins da Yoba” © Fotografia por: DR
Com o valor, segundo o sócio-gerente Paulo Amaral, a empresa conseguiu fechar três acordos com produtores locais residentes na província da Huíla, nos municípios da Chibia, Quipungo e Matala.
O empresário Paulo Amaral diz ter sido um alívio o financiamento, porque a maior parte das empresas estavam descapitalizadas, os produtores tinham o produto final e não conseguiam escoar.

"O crédito facilitou a empresa, tornando as operações mais rápidas e rentáveis”, reconheceu o empresário, para quem a produção foi revendida em tempo considerado útil.
Ainda de acordo com Paulo Amaral, neste momento, os Jardins da Yoba, como resultado da  produção realizada, conseguiu já liquidar a dívida com o BDA na totalidade com o BDA.

Tendo em conta os resultados obtidos, Paulo Amaral aconselhou os demais produtores nacionais, também contemplados com o financiamento do BDA, caso não estejam a utilizar o dinheiro beneficiado, para que devolvam os mesmos valores ao financiador, uma vez existirem outros produtores que precisam destes créditos para dar arranque aos negócios e demais projectos em carteira e capazes de gerar emprego e maior oferta local.


Níveis de produção

A empresa Jardins da Yoba é especializada na produção de sementes, sendo considerada mesmo a principal produtora de sementes de milho, de tubérculos, incluindo batata rena no país, com uma cobertura quase nacional na distribuição e disponibilização de sementes aos agricultores. É também referência na produção de massango e feijão.
Este ano, arrancou com a produção de sementes significativa, acima das mil toneladas de sementes de milho, mais de duas mil toneladas de semente de batata rena e, no caso do massango e feijão, a produção encontra-se na ordem das 150 toneladas.   


Aprovados 673 projectos

No cômputo geral, os instrumentos e produtos financeiros ao dispor do PRODESI  viabilizaram já 673 projectos. Os projectos aprovados ascendem a um valor aproximado de 350 milhões de kwanzas, distribuídos por, Aviso 10/20 do BNA, com 31 projectos em negociação, Linha de Crédito do Deutsche Bank, com dois projectos de negociação, DP 98/20, bens de origem nacional  com oito projectos em negociação, DP 98/20 das cooperativas,  com 97 projectos em negociação e 13 projectos aprovados num valor de 350 milhões de kwanzas. O Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) surge com 43 projectos em negociação e outros instrumentos com apenas três projectos em negociação.

 
Reconversão da economia

No quadro do programa de Reconversão de Economia, foram registados, até ao momento, 47 pedidos de créditos num valor  de 146,8 milhões de kwanzas. Desde a operacionalização da linha de financiamento de micro-crédito das Medidas do Alívio Económico, estão controlados 1.504 pedidos, num valor aproximado de 3.683 milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia