Coronavírus

Professores e alunos ignoram uso da máscara na sala de aula

Pedro Bica| Jornalista

Os alunos de algumas escolas do Panguila, província do Bengo, continuam a ignorar o uso da máscara na sala de aula, constatou, ontem, a reportagem do Jornal de Angola.

17/04/2021  Última atualização 06H10
© Fotografia por: DR
Um exemplo desse descaso, foi notado na escola primária nº 387, no Panguila Velho. A aluna Albina de Sousa João, de 11 anos, disse sentir-se "sufocada” quando usa a máscara, na medida em que é obrigada a percorrer muitos quilómetros de casa a escola.
"Já é cansativo andar a pé com este sol e é mais complicado com máscara. Por isso, quando venho a escola retiro a máscara”, justificou.
Com um sorriso no rosto, admitiu conhecer o risco que corre ao não usar a máscara, já que os pais e os irmãos sempre falam sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19. "Na escola recebemos, também, folhetos com informações sobre como lavar as mãos com água e sabão”, disse.
Já no interior da sala nº 8 da 3ª classe, além da falta de máscara, os alunos brincavam sem cumprir o distanciamento físico recomendado pelas autoridades sanitárias, uma situação agravada com a inexistência de vigilantes.

Apesar de reconhecer ter medo da doença, o aluno João Tito confessou que "não consigo correr, jogar a bola e fazer outras brincadeiras com a  máscara”. "Sei que é importante e obrigatório o uso da máscara”, afirmou.
A professora do ensino primário Teresa Correia lamentou o incumprimento das medidas de prevenção e acusou os pais e encarregados de educação de não orientarem os filhos no uso da máscara.
Outra professora, Elsa Chicola indicou que, em muitos casos, os alunos, quando abordados sobre o não uso constante da máscara, alegam falta de condições dos progenitores. "Devemos garantir que os nossos alunos compreendam os cuidados que devem seguir para se protegerem contra a Covid-19, por isso é importante que cada um dê o exemplo em casa e na sala de aula”, sublinhou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login