Cultura

Projecto distingue novos talentos

Os vencedores do concurso de dramaturgia do projecto “Leituras Assistidas” são premiados hoje, na Mediateca do Cazenga, em Luanda, numa cerimónia de reconhecimento do potencial criativo literário da nova geração de autores angolanos.

25/03/2021  Última atualização 18H07
Mediateca do Cazenga, em Luanda © Fotografia por: DR
A escritora e actriz Ana Andrade é a vencedora desta edição do concurso, com o texto "Largo da Peça”, uma peça em três actos, "sobre uma mãe que espera a volta do único filho ao lar, após a Independência de Angola, enquanto dramas familiares ressurgem do passado”.

Natural de Benguela, Ana Andrade tem no currículo larga experiência na cena teatral angolana, por estar ligada desde 1987 ao Teatro Elinga. Além do prémio de 500 mil kwanzas, o trabalho vencedor vai ser publicado em livro digital, com a chancela das Edições Handyman.

Os organizadores do concurso distinguiram, ainda, Igor Fortes Gabriel, por "A Inauguração”, e Ngoma Usuku, pelo texto "Um Cardume de Bagres para o Soba”. "A Inauguração” conta a história de um grupo de amigos que comemora a abertura de um restaurante, enquanto verdades incómodas vêm à tona. "Um Cardume de Bagres para o Soba” fala sobre um soba em crise, que busca restabelecer o comando na comunidade.

Os trabalhos vencedores vão ser lidos para o público durante a gala de hoje. Com o pagamento dos direitos de autor, os três textos também serão publicados nas páginas online do projecto Leituras Assistidas.
Além da entrega dos prémios, pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, a cerimónia inclui ainda a apresentação da peça "A Lata”, de Diego Santos, pelo grupo Mulongi Ya Mbote.
O projecto, criado pela Embaixada do Brasil e do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA), em parceria com o Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga, é um estímulo à escrita original literária do género dramático.


Efeméride
Amanhã, Dia Mundial do Teatro, o projecto "Leituras Assistidas” é realizado na galeria do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) e traz como destaque a leitura pública do texto "Vaga Carne”, da actriz e dramaturga brasileira Grace Passô, numa homenagem ao Mês da Mulher.
O projecto, que busca também incentivar a formação de uma plateia de teatro e estimular à prática da leitura e da escrita original, vai ajudar a enriquecer o acervo de dramaturgia nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura