Política

Projectos de cooperação vão ter novo dinamismo

Gabriel Bunga

Jornalista

A 2ª sessão das consultas políticas e diplomáticas Namíbia-Angola, realizada ontem por videoconferência, permitiu imprimir um novo dinamismo no processo de implementação dos projectos de cooperação em carteira nas mais variadas áreas de interesse dos dois países, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

04/05/2021  Última atualização 12H35
© Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
"Penso ser imperiosa a partilha constante de informação, protocolos e procedimentos para que, juntos, possamos ultrapassar essa fase e sair vitoriosos deste período tão desafiante”, disse o ministro, ao intervir na abertura da reunião.Téte António referiu que o encontro serviu, ainda, para a revisão da 5ª sessão da Co-missão Mista de Cooperação Angola-Namíbia, que teve lugar nos dias 28 e 29 de Abril deste ano, trocar pontos de vista sobre questões bilaterais, regionais, continentais e internacionais.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Angola está a realizar inúmeras reformas no sentido de garantir um país cada vez mais  estável, inclusivo, próspero e desenvolvido, onde o centro de acção política do Estado está focado na satisfação das aspirações de todos os angolanos."O nosso país tem, igualmente, privilegiado uma cooperação cujos objectivos gerais assentam na promoção, aprofundamento e fortalecimento do diálogo político-diplomático e económico com os diferentes parceiros”, sublinhou, apontando a Namíbia como um "parceiro estratégico”. 
Reabertura da fronteira
A vice-Primeira-Ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Na-míbia, Netumbo Nandi-Ndatitwah, reafirmou, ontem, a in-tenção do Governo namibiano de reabrir a fronteira com An-gola, encerrada devido à pandemia da Covid-19.A governante namibiana disse que devido ao encerramento da fronteira, registam-se violações constantes. "O encerramento da fronteira está a obstruir a livre circulação de pessoas e bens ao longo da fronteira comum, criando impacto negativo nas economias dos dois países”, reconheceu.

"Desejo informar Vossa Excelência que a Namíbia está pronta a reabrir  a sua fronteira com Angola, tal como tem feito com todos os outros países vizinhos. Contudo, isto só pode funcionar numa base de reciprocidade”, disse, sublinhando que apesar de a fronteira estar encerrada, a Namíbia tem facilitado os angolanos que viajam para formação e tratamento médico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política