Sociedade

Protecção da biodiversidade nas prioridades do país

A preservação e protecção da biodiversidade e do ecossistema aquático do país fazem parte das prioridades do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA), disse, esta quarta-feira, em Luanda, o titular da pasta, Jomo Fortunato.

27/01/2021  Última atualização 22H10
Jomo Fortunato discursou na abertura dos trabalhos © Fotografia por: DR
O ministro, que falava na abertura da Semana Nacional do Ambiente, destacou o facto de o país possuir uma das maiores diversidades de ecossistemas do continente, sustentando  que a consciência de cuidados e conservação devem ser vistos como algo importante para o desenvolvimento do território.

"A realização da primeira Semana Nacional do Ambiente e as conclusões que dela emergiram, são o primeiro reconhecimento Nacional do papel de um ambiente sadio na qualidade de vida de todos os angolanos”, disse, acrescentado  que desde então   Angola tem reafirmado o compromisso, defendendo um ambiente sadio e não poluído.

"Este compromisso tem orientado a estratégia do desenvolvimento do território e a acção governativa, de forma a garantir a manutenção do equilíbrio ecológico que contribui para o desenvolvimento sustentável”, frisou. 

"É assim que Angola”, prosseguiu,  "ratificou e implementa os mais importantes instrumentos legais internacionais, relacionados com o desenvolvimento sustentável, incluindo as convenções das Nações Unidas sobre a diversidade Bbológica, Alterações Climáticas, Desertificação, Protecção da Camada do Ozono, Resíduos Perigosos, Poluentes orgânicos persistentes, zonas húmidas, produtos tóxicos entre outras”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade