Desporto

Prova de apuramento ao campeonato de xadrez inicia hoje em Luanda

Job Franco

Jornalista

As partidas do Zonal A, preliminares de apuramento para o Campeonato Nacional Absoluto de Xadrez , disputam-se a partir de hoje até dia 24 do corrente, na sede da Federação angolana da modalidade (FAX).

17/04/2021  Última atualização 12H20
A prova organizada pela Associação Provincial de Luanda (APXL), é disputada por 15 xadrezistas que lutam pelas cinco vagas que dão acesso ao Campeonato Nacional.  Os jogos são disputados no sistema suíço a nove jornadas, processado pelo SwissManager.
Os 15 jogadores ganharam direito à disputar as preliminares em função da maior pontuação no Campeonato Provincial, terminado na quinta-feira passada, na biblioteca do Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação, no Distrito do Rangel.
Denilson dos Santos, da Macovi Sport Club, sagrou-se campeão provincial, com seis pontos na tabela classificativa.

Denilson apurou-se automaticamente para o Nacional Absoluto. Alexandre Próspero, do ASA (6), e Luís Cassessa, da Escola Ditrov (5,5), terminaram no segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Em declarações ao Jornal de Angola, o presidente da APXL, Domingos Paulino, disse que a prova foi realizada com êxito e superou as expectativas, apesar de os atletas terem ficado sem competir durante um ano. "O balanço foi positivo. Os atletas deram o seu melhor e estão de parabéns”, disse.
O campeão do provincial, Denilson dos Santos disse ao Jornal de Angola que "os jogos não foram fáceis de disputar, por tratar-se de adversários fortes. Mas, consegui vencer a prova”, afirmou. Reconheceu, por outro lado,  o nível competitivo de Francisco Cadumba, Milton Bunga, Clésio Agostinho e Luís Cassesa durante a prova. "São atletas fortes. Estão com um nível excelente”, disse, acrescentando que as componentes física e psicológica foram os factores-chave.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto