Sociedade

Província da Lunda-Norte com falta de testes rápidos

A província da Lunda-Norte está desde Dezembro sem testes rápidos, condicionando a testagem em massa dos contactos dos casos positivos, informou, ontem, o coordenador adjunto da Comissão Multissectorial de Resposta à pandemia.

11/01/2021  Última atualização 11H52
© Fotografia por: Edições Novembro
Gimi Nhunga disse que estão disponíveis apenas mais de cinco mil testes Elisa e RT-PCR, insuficientes para a testagem em massa, sobretudo dos grupos vulneráveis. Em função disso, está  a ser dada prioridade  aos cidadãos que pretendem se deslocar para outros pontos do país, acrescentando que os testes variam entre 20 e 70 mil kwanzas. 
A província da Lunda-Norte tem, desde Junho de 2020, o registo de 249 casos positivos da Covid-19 e a Centralidade do Mussungue continua a ser o epicentro da pan-demia na região. Dos 249 casos, segundo avançou sexta-feira o coordenador da Comissão Multissectorial de Resposta à Covid-19 na Lunda-Norte, Ernesto Muangala, 181 estão activos, 65 estão recuperados e três morreram. 
Dos pacientes activos, 177 recebem tratamento em residências, dos quais 145 na Centralidade do Mussungue e quatro estão internados no Hospital de Campanha do Dundo, com capacidade de 200 camas.  Esclareceu que os pacientes que recebem tratamento em  residências são assintomáticos e as casas oferecem condições sanitárias para o efeito, enquanto os internados no Hospital de Campanha carecem de cuidados especiais. 
O município de Chitato, com 233 casos, lidera a lista de infectados, seguido do Cuango com 11, Lóvua (3), Capenda Camulemba e Lucapa com um.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade