Mundo

Putin avisa que provocações à Rússia terão resposta "rápida e dura"

O presidente russo, Vladimir Putin, avisou esta quarta-feira, (20), o Ocidente sobre as consequências de qualquer provocação que possa contrariar os interesses da Rússia, afirmando que, perante tal cenário, a resposta será "assimétrica, rápida e dura".

21/04/2021  Última atualização 14H40
© Fotografia por: DR

"Irão arrepender-se como há muito tempo não acontece", declarou Putin no seu discurso anual sobre o Estado da Nação, num momento de crescentes tensões entre Moscovo e o Ocidente em vários dossiês.

Na intervenção, o chefe de Estado russo pediu às potências ocidentais para não cruzarem uma "linha vermelha" com a Rússia.

"Comportamo-nos em geral com moderação e de uma forma modesta, muitas vezes não respondendo nem mesmo a acções pouco amistosas ou mesmo de uma grosseria flagrante", afirmou Putin, advertindo, porém, que "as boas intenções" do Kremlin (Presidência russa) não podem ser confundidas com "fraqueza".

"Que ninguém tenha a ideia de cruzar uma linha vermelha com a Rússia", reforçou.

Sem especificar quais poderão ser os limites traçados por Moscovo, Vladimir Putin frisou que os actos hostis prosseguem, acrescentando que para certos países "culpar a Rússia por tudo e por nada tornou-se uma espécie de desporto".

Apesar destas considerações, Putin não fez durante a intervenção qualquer referência específica aos grandes diferendos que Moscovo mantém actualmente em particular com os Estados Unidos da América (EUA) e com a União Europeia (UE).

Vladimir Putin não disse, de forma explícita, uma única palavra sobre o destacamento de dezenas de milhares de tropas russas nas fronteiras da Ucrânia, sobre as acusações de espionagem e de ingerência eleitoral nos EUA ou sobre o recente escândalo envolvendo alegados agentes do serviço de inteligência militar russo (GRU) na República Checa e a recíproca expulsão de diplomatas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo