Desporto

Quatro “estrangeiros” chamados à selecção

Anaximandro Magalhães

Jornalista

Eric Amândio (base), Selton Miguel, Joshua Kashila (extremos), Rifen Miguel e Glofate Buiamba (extremos-postes) são as novidades na convocatória da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, visando a disputa do Torneio Pré-Olímpico, a decorrer de 29 de Junho a 4 de Julho, na cidade de Kaunas, Lituânia.

14/05/2021  Última atualização 18H56
Joshua Kashila, Rifen Miguel (em baixo), Eric Amândio (cima) e Selton Miguel (à direita) © Fotografia por: Edições Novembro
O anúncio foi feito ontem, na página oficial da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), no Facebook. Eric, sem designação do actual clube, Joshua, do Sagu Texas, Selton, da West Oaks Academy, e Rifen, da Ohio Bobcats, equipas dos Estados Unidos, têm chegada prevista ao país antes do dia 25 deste mês.

Em condição distinta está Buiamba, atleta do Interclube, equipa de Luanda.
Da lista, destaque ainda para as chamadas de Yannick Moreira (AEK de Atenas, da Grécia), Sílvio Sousa (Kansas NCAA) e Bruno Fernando (Atlanta Hawks, da NBA, a Liga Profissional norte-americana mais mediática do Mundo), ausentes das duas janelas FIBA, de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, Afrobasket´2021, marcado para o Rwanda, em Setembro.
Dos 17 jogadores utilizados na qualificação para o Africano de Kigali, ficaram de fora Olímpio Cipriano, quatro vezes campeão africano, 2005, 2007, 2009 e 2013, e Joaquim Pedro "Quinzinho”, ambos do Petro de Luanda.

Os trabalhos de preparação, já sob orientação do seleccionador Josep Clarós "Pep”, têm início a 25 do corrente, no Dream Space, em Luanda. A 6 de Junho está prevista a partida para a cidade de Barcelona, Espanha, onde está previsto um estágio de 20 dias, com a inclusão de jogos amistosos.
Ao longo da preparação os jogadores do "cinco” nacional vão fazer vários testes de Covid-19.

Eis a lista completa de convocados: Gerson Domingos, Childe Dundão, Eric Amândio, Hermenegildo Santos e Juscelino Ricardo (bases), Pedro Bastos, Jacques Conceição, Carlos Morais e Gerson "Lukeny” Gonçalves (extremos-bases), José António, Selton Miguel, Joshua Kishila, Leonel Paulo, Edson Ndoniema, Mohamed Malick Cissé e Wilson Ambrósio (extremos), Jonatão Djungu, Alexandre Jungo, Glofate Buiamba, Melvyn da Silva, Aboubakar Gakou, Rifen Miguel e Sílvio de Sousa (extremos-postes), Yannick Moreira, Bruno Fernando, Valdelício Joaquim "Wander”, Jone Pedro, Jilson Bango, Teotónio Dó, Fidel Cabita e Valdir Manuel.  

Josep Clarós, cuja chegada a Angola está prevista para o dia 16, terá como adjuntos os angolanos Aníbal Moreira e Miguel Lutonda. Jorge Ângulo é o médico, António Manuel Sousa e Alexandre Afonso (massagistas), Pova Francisco (estatístico), Luís Costa e Tony Sofrimento (coordenadores), Moniz Silva e Sílvio Lemos (chefes de delegação).


Estreia frente à Polónia

O jogo de estreia de Angola frente à Polónia, pontuável para o Grupo B, do Torneio está marcado para 29 de Junho, no Pavilhão Zalgirio, em Kaunas.
No dia seguinte, os hendecacampeões africanos defrontam a Eslovénia para o encerramento da fase preliminar. Por definir, pela área técnica e de competições da Federação Internacional de Basquetebol Associado (FIBA), estão os horários dos jogos. 

Na Série A, com sede na mesma região, defrontam-se Lituânia, Venezuela e Coreia do Sul. Na primeira etapa jogam todos contra todos a uma volta, devendo na subsequente, reservada às meias-finais, dia 3 de Julho, testarem aptidões as equipas melhor posicionadas.  
Ou seja, a primeira classificada do Grupo A joga com a segunda do B, e vice-versa, e na final cruzam os vencedores, seguindo para os Jogos de Tóquio´2020  quem conquistar o torneio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto