Política

RASD pede apoio para o fim do conflito com Marrocos

O embaixador da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Hamdi El Jalil, pediu, ontem, o apoio político e diplomático de Angola para o fim do conflito com o Reino de Marrocos.

13/05/2021  Última atualização 12H14
© Fotografia por: Santos Garcia| Edições Novembro
O diplomata fez este pedido ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a quem explicou, detalhadamente, a actual situação no também conhecido Sahara Ocidental, que enfrenta um conflito com Marrocos.

O diplomata lamentou o facto de o conflito envolver dois membros da União Africana. "Somos dois países africanos membros da União Africana mas, lamentavelmente, Marrocos ocupou, pela força militar, uma parte do Sahara”, lamentou Hamdi El Jalil, para quem a ocupação de Morrocos é contra a Carta e as leis da organização continental que impede e proíbe a violação de fronteiras de um país membro.
El Jalil destacou as "boas relações de amizade” entre Angola e a RASD, tendo, com efeito, solicitado a intervenção das autoridades angolanas para se acabar o conflito com Marrocos.

O Sahara Ocidental é um território na África Setentrional, limitado a Norte por Marrocos, a Leste pela Argélia, a Leste e Sul pela Mauritânia e a Oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias. O Sahara Ocidental está na lista das Nações Unidas de territórios não-autónomos, desde a década de 1960. O controle do território é disputado pelo Reino de Marrocos e pelo movimento independentista Frente Polisário.
Em 27 de Fevereiro de 1976, este movimento proclamou a República Árabe Saarauí Democrática (RASD), um governo no exílio. A RASD é reconhecida internacionalmente por 50 Estados e mantém embaixadas em 16 deles, sendo membro da União Africana desde 1984, carecendo no entanto de representação na ONU. O primeiro Estado que reconheceu a RASD foi Madagáscar, a 28 de Fevereiro de 1976.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política