Mundo

Reacções à vitória de Marcelo à Presidência

A imprensa internacional deu destaque, ontem,nas suas publicações à reeleição, no domingo à noite, de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente de Portugal, em pleno confinamento devido à pandemia da Covid-19.

26/01/2021  Última atualização 10H49
Marcelo ganhou folgadamente a eleição © Fotografia por: DR
O espanhol "El Mundo" destacou que os portugueses foram às urnas numa altura em que se registam os maiores números de casos de infecções diários e mortes devido à pandemia da Covid-19 e  descreve como decorreram as eleições com as novas regras sanitárias.
O jornal publicou, também, um perfil de Marcelo,  descrevendo o Presidente reeleito como um "líder popular 'low cost'" e um "homem que faz tudo", que conhece as engrenagens do Estado por ter ajudado a construi-lo.

Ainda em Espanha, o "El País" escreveu que Portugal desafiou a pandemia e Marcelo ganhou folgadamente a eleição. O diário espanhol dedicou alguns artigos à eleição portuguesa, entre os quais um editorial e um perfil do Chefe de Estado.
Também o francês "Le Figaro" assinalou as primeiras eleições a nível nacional que acontecem em Portugal durante um confinamento com um vídeo que ilustrava como decorreu a votação  e outro do Presidente reeleito, com  aspectos  sobre a vida e a forma de ser do Chefe de Estado português.

O jornal francês descreveu Marcelo  como um "conservador moderado", que se popularizou como comentador e cultiva a imagem de um Presidente da República próximo das pessoas.
A notícia da continuação do Chefe de Estado português no Palácio de Belém por mais um mandato chegou também aos Estados Unidos, com a edição online do "The New York Times" a referir a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa, mas a assinalar igualmente a ascensão da extre-ma-direita.

Nas principais notícias do 'site' do jornal brasileiro "Folha de S. Paulo" pode ler-se: "Presidente de Portugal reelege-se; populista fica em 3º", numa referência ao candidato do Chega, André Ventura.
"Num pleito com alta abstenção, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou o favoritismo", continuava o artigo.
Na página 'online' do jornal italiano "La Repubblica" havia, também, lugar para a vitória de Marcelo de Sousa, destacando que  não é da família política do Governo, mas sim do partido de centro direita, PSD, que está na oposição. No entanto, é referida a relação  que Marcelo tem com o Primeiro-Ministro, António Costa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo