Sociedade

Reagentes de diagnóstico chegam este mês ao país

Alexa Sonhi

Jornalista

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou, sexta-feira, que o país recebe, ainda este mês, os reagentes para o diagnóstico da nova variante da Covid-19, detectada em países como África do Sul, Nigéria, Reino Unido e Austrália.

03/01/2021  Última atualização 13H12
A ministra reafirmou que as vacinas contra a Covid-19 começam a chegar ao país no próximo mês de Fevereiro © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
Falando à imprensa no final de uma visita aos principais hospitais de Luanda, Sílvia Lutucuta assegurou que o diagnóstico da nova estirpe da Covid-19 será feito no laboratório do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS).
A ministra reafirmou que as vacinas contra a Covid-19 começam a chegar ao país no próximo mês de Fevereiro e nesta altura estão a ser preparadas as cadeias de frio para a conservação adequada das doses.

Relativamente a quadra festiva, Lutucuta referiu que os hospitais registaram muitos casos de Covid-19. Além disso, mais de 19 mil pessoas com malária, hipertensão e diabetes descompensada deram entrada nas unidades sanitárias.
Segundo a ministra, antes da quadra festiva, o Ministério da Saúde aconselhou as pessoas que padecem de doenças crónicas a serem rigorosos nos hábitos alimentares, a cumprirem com a medicação e a evitar correrias tardias aos hospitais.

Sílvia Lutucuta  lamentou que, apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19 e das restrições da Situação de Calamidade Pública, os hospitais registaram vários casos de acidentes de viação, agressões por arma de fogo e físicas.
"Os hospitais registaram também casos de queimaduras com água quente, óleo e combustível. Por isso, o apelo é feito aos pais que devem redobrar os cuidados com as crianças de forma a evitar situações menos boas”, disse.

No hospital dos Cajueiros  foram registados  40 casos, dos quais nove ferimentos graves por arma branca e agressões físicas. Já no hospital Pediátrico, na passagem do ano recebeu 190 pacientes, enquanto que  o Américo Boavida atendeu 147 pacientes, o Hospital Psiquiátrico de Luanda recebeu 87 pacientes e o Augusto Ngangula prestou assistência a 45 pacientes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade