Cultura

Realizador tem dezenas de projectos amadurecidos

Francisco Pedro

Jornalista

Óscar Gil completa hoje 69 anos, dos quais 45 dedicados à televisão e cinema angolano, mesmo assim o produtor e realizador não se sente satisfeito porque tem filmes prontos para exibição e não há quem de direito aceite comprar os seus trabalhos.

16/03/2021  Última atualização 15H16
Óscar Gil tem vários filmes prontos para serem vendidos mas ninguém aceita compra-los © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro
"Encontros e Desencontros” é uma das obras de Óscar Gil, em formato minis série com 25 episódios, narra várias histórias sobre saúde pública, a defesa dos símbolos da Nação, o emergir do sentimento patriótico, e enaltece diversos aspectos da cultura nacional, um dos trabalhos que as diferentes cadeias de televisão podiam adquirir - comprar - para enriquecer as suas programações.

Vinte anos depois sem vender "Encontros e Desencontros”, o cineasta deixou de acreditar quer nas instituições públicas, quer nas privadas que veiculam conteúdos audiovisuais. Nem por isso deixou de sonhar e de trabalhar. O cineasta assemelha-se ao vinho na adega, quanto mais velho for, mais gosto terá, ou seja, quanto mais velho for mais experiente será, assim demonstrou o célebre Manoel de Oliveira, o malogrado cineasta português, o mais velho da Europa.

Na gaveta de Óscar Gil constam inúmeros projectos: "A Quinda”, um documentário transversal, que aborda o impacto ambiental, económico e cultural do plástico em detrimento dos artefactos de mateba (planta ribeirinha), material em que os anciãos produzem cestos, pastas, sacolas, assentos, mesas, entre outros de utilidade doméstica.
A indústria do plástico agrediu e suplantou uma prática cultural e económica nacional, em que a cestaria, feita pelos anciãos, antes nas aldeias, hoje mesmo em zonas suburbanas de Luanda demonstravam dotes artesanais na confecção de balaios, cestos, peneiras, objectos utilizados diariamente.

"Desenraizados”, projecto de ficção, também engavetado há largos anos, uma vez concretizados seria atingir o clímax de uma longa carreira recheada de memórias de norte a sul e do mar ao leste. Esse Projecto, "Desenraizados” narra o drama de uma família em que pai e filha se perdem na aldeia em pleno conflito armado e reencontram-se na cidade que acolhe milhares de deslocados.

O autor do projecto descreve as cenas como se tivesse vivido ou testemunhado episódios análogos, pois nos transmite uma forte carga psicológica ao contar a narrativa em conversa com colegas mais jovens. Contemporâneo de António Ole, Asdrúbal Rebelo, Manuel Mariano, Orlando Fortunato, Correia Mendes "Kikas”, Carlos, Francisco e Víctor Henriques e Rui Duarte de Carvalho, aliás Óscar Gil foi câmara man de Rui Duarte de Carvalho na rodagem de "Faz lá coragem Camarada”, pertencem à primeira geração do cinema e televisão angolana.

"O cinema é uma forma de arte , de cultura e de diplomacia paralela”, advoga o cineasta,que diariamente contesta a inexistência de uma política sólida, clara e eficaz a nível do Executivo, em prol da Sétima Arte. "Cinema é uma arte cara e estratégica, por isso, os governos africanos, em geral, são chamados a criar fundos e meios de subsistência desse sector que, também, gera empregos e receitas”.

  Perfil do produtor e cineasta

Óscar Gil Rodolfo do Amaral Pereira nasceu a 16 de Março de 1952. Entre 1973 e 1974 trabalhou na Chefia de Serviços Justiça, do Quartel-General do exercito português, onde forneceu vários documentos confidências de compatriotas presos em São Nicolau, às células clandestinas do MPLA em Luanda.

Em Junho de 1975 participou na grande marcha dos militares angolanos que estavam integrados no exército português, em direcção ao quartel-general para entrega das suas fardas e abandono, posteriormente filiou-se no MPLA, através das células clandestinas.
 Em 1976, participou na frente Norte, Centro e Sul como repórter de guerra, em que se destaca a prisão dos mercenários e a saída, a 27 de Março, dos exércitos racistas sul-africano na província do Cunene. Acompanhou como repórter várias viagens presidenciais, do Presidente António Agostinho Neto.

Até Outubro 1982 foi delegado da TPA na Huíla, Namibe e Cunene. Continuou a desenvolver a actividade de repórter de guerra, tendo feito a cobertura de vários combates e massacres pelos sul africanos nas províncias da Huíla e Cunene. Em 1975, frequentou o curso de cinema "Camera man” em WDR (West Deutsch Rundfunch), em Colónia, Alemanha, e em 1976 fez reciclagem na TPA com uma equipa francesa da UNICITÉ- Bruno Moel, Antoine Bonfanti e Marcel Trilát.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura